Notícias

Participação da SPMS na ação europeia QUANTUM reforça implementação nacional do EEDS

27 Março, 2024

No âmbito da implementação nacional do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS anuncia a sua participação na ação europeia QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU“. Financiada pelo programa Horizonte Europa, esta ação fornecerá aos Estados-Membros da União Europeia uma ferramenta normalizada para rotular conjuntos de dados de saúde.

Nesta ação, a SPMS assume uma posição ativa na elaboração das recomendações para a conceção e implementação do rótulo QUANTUM, assegurando o alinhamento, desde o início, entre os desenvolvimentos nacionais e europeus. O rótulo é a base obrigatória de qualidade e utilidade dos conjuntos de dados, previsto na proposta de regulamento do EEDS (artigo 56.º) para a troca de dados de saúde para uso secundário (através do HealthData@EU). 

A SPMS participa nos grupos de trabalho dedicados à concetualização, desenho e implementação do rótulo, lidera a avaliação do projeto e é colíder da tarefa referente à transferência e sustentabilidade deste rótulo. 

Os avanços nesta área irão acelerar a implementação nacional do EEDS e a concretização do potencial da utilização secundária de dados de saúde, no sentido de melhorar os resultados dos cuidados de saúde dos cidadãos e fortalecer o SNS.

Através do QUANTUM, aumentará a transparência entre detentores e utilizadores de dados, permitindo aos investigadores, decisores políticos e inovadores encontrar mais facilmente dados relevantes e de alta qualidade para os seus projetos. Por outro lado, vai impulsionar a utilização secundária de dados de saúde e promoverá melhorias na gestão da qualidade dos dados para aumentar a qualidade geral dos dados e libertar o potencial dos dados de saúde para a investigação e inovação médica.

A ação QUANTUM é coordenada pelo Instituto Aragones de Ciencias de la Salud (IACS). O seu consórcio reúne a experiência de 35 participantes de infraestruturas de investigação europeias.

Temas

|

Voltar
Voltar para o topo.