Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 280 mil chamadas em quatro anos

1 Abril, 2024

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas em quatro anos.

Desde o seu lançamento no dia 1 de abril de 2020, durante a fase inicial da pandemia de COVID-19, esta linha tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Do total de chamadas atendidas, mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde.

Durante estes quatro anos, o número de utentes atendidos tem aumentado, passando das 50 mil chamadas em 2020, para as 64.500, em 2023. No primeiro trimestre deste ano, a LAP já recebeu mais de 15 mil chamadas de utentes.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português, tendo atendido 4885 chamadas nesta língua.

A LAP foi lançada através de um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses e tem sido um exemplo de cooperação, fornecendo uma resposta imediata às necessidades urgentes de acompanhamento psicológico da população.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com uma variedade de questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e crises emergentes. Nestes últimos casos, a linha desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários. Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 continuará a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dela precisem.

Temas

|

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.