Notícias

SPMS lança ação OurHealth@PT para expandir serviços A Minha Saúde@UE

9 Janeiro, 2024

OurHealth@PT – Expansion of the Cross-border services in Portugal and implementation of the ‘Laboratory Results’ service é a ação lançada em dezembro pela SPMS, para melhorar e expandir os serviços de A Minha Saúde@UE, em Portugal. Esta ação vai contribuir para o desenvolvimento do Espaço Europeu de Dados de Saúde e para o alargamento da cobertura dos serviços de saúde digital transfronteiriços na União Europeia (UE).

A iniciativa, que conta com cofinanciamento europeu, procura suportar o trabalho contínuo da SPMS, no desenvolvimento dos serviços A Minha Saúde@UE, em três eixos principais:

  • Melhorar a qualidade dos serviços disponíveis;
  • Aumentar a cobertura dos serviços, em Portugal, abrangendo todas as farmácias e hospitais públicos, disponibilizando-os a um maior número de cidadãos;
  • Ampliar a oferta de serviços oferecidos, nomeadamente através da integração de resultados laboratoriais.

Será garantido, também, um acesso seguro à informação dos utentes na prestação de cuidados de saúde transfronteiriços, sempre que necessitem de cuidados de emergência médica fora do seu país de origem, proporcionando um acesso rápido pelo profissional de saúde à informação clínica.

A ação OurHealth@PT foi aprovada pela Comissão Europeia no âmbito do programa EU4Health 2021-2027, tendo uma duração de quatro anos.

A Minha Saúde@UE integra uma resposta aos cidadãos dos Estados-Membros da UE aderentes, quando viajam para outros países europeus, permitindo que os profissionais de saúde do país de destino acedam a informações básicas e essenciais de saúde, através do Resumo de Saúde Eletrónico, como também que os viajantes possam obter a sua medicação numa farmácia, sem apresentar receita em papel, através da Prescrição e Dispensa Eletrónica.

Com esta iniciativa, a SPMS reafirma a sua aposta na inovação digital da saúde, prosseguindo o seu objetivo de oferecer mais e melhores serviços aos cidadãos.

A ação OurHealth@PT é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement Nr 101126820. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.