Notícias

SPMS recebe Delegação do Ministério da Saúde do Tajiquistão

30 Outubro, 2023

A SPMS recebeu a Delegação do Ministério da Saúde do Tajiquistão em Lisboa, entre os dias 23 a 27 de outubro, subordinada ao tema “A Saúde Digital em Portugal: Construir uma saúde digital para todos”. Numa iniciativa da WHO – Regional Office for Europe, a visita teve como objetivo dar a conhecer os diferentes serviços e sistemas de informação de saúde portugueses e o seu impacto no Serviço Nacional de Saúde.

Durante a visita, foram abordados temas de grande relevância, como o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), os serviços disponibilizados pelo omnicanal SNS 24 (portal, aplicação móvel, Linha e Balcão SNS24), os serviços de telemedicina e telessaúde e a disponibilização de serviços de saúde transfronteiriços no âmbito da infraestrutura MyHealth@EU.

Ao longo da semana realizaram-se sessões dedicadas à vigilância epidemiológica, como a apresentação do SINAVE, VACINAS, BI-SINAVE e, também, com apresentações de entidades externas, como o INFARMED e a Direção-Geral da Saúde (DGS), demonstrando o seu papel de relevo na promoção da capacidade de resposta face a crises de saúde pública.

A sessão BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários) e a apresentação no Centro Hospitalar Universitário São João do Porto (CHUSJ) destacaram a inovação em saúde digital, abordando os avanços tecnológicos e as iniciativas relevantes em matéria de saúde digital.

Ainda foram debatidas as estratégias e recursos para a construção de competências na era digital, através da Academia da SPMS, a importância de garantir a interoperabilidade nos sistemas de saúde e as boas práticas de cibersegurança e proteção de dados.

A visita técnica ao Balcão SNS 24, na Junta de Freguesia da Penha de França, foi uma oportunidade de dar a conhecer todos os apoios que concede aos cidadãos e a sua importância na promoção da acessibilidade e disponibilização de serviços de telessaúde.  Além disso, foi ainda realizada uma visita ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que permitiu a partilha de conhecimentos relacionados com a saúde pública, com ênfase na pesquisa e inovação, em áreas como saúde e nutrição, genética humana, doenças infeciosas e atividade de observação e vigilância epidemiológica.

Foi mais uma oportunidade de a SPMS demonstrar o trabalho que tem desenvolvido a nível nacional e internacional, em prol da inovação na digitalização em saúde e, também, uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências no âmbito da saúde digital, entre os dois países.

Esta visita técnica, co-financiada pela União Europeia, contou com o apoio do World Bank, do Global Financing Facility (GFF), da Organização Mundial da Saúde e da World Customs Organization.

Consulte a versão inglesa (EN) da notícia: https://www.spms.min-saude.pt/2023/10/spms-hosted-the-delegation-from-the-ministry-of-health-of-tajikistan/.

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.