Notícias

Acordo-Quadro 493/2023 – Fornecimento de medicamentos para nutrição parentérica

12 Outubro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência 493/2023 para fornecimento de medicamentos para nutrição parentérica, no dia 11 de outubro de 2023.

Em contexto hospitalar e no âmbito da nutrição clínica, quando os doentes não podem ou não conseguem ingerir alimentos por via oral/entérica, ou quando não toleram uma “alimentação” por sonda nasogástrica, é necessário recorrer a regimes de nutrição artificial, nomeadamente à nutrição parentérica, de forma a assegurar o cumprimento das necessidades nutricionais e energéticas do doente.

Estes medicamentos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e do equilíbrio interno do organismo, sendo ainda mais relevante quando existe uma patologia de base.

A nutrição parentérica está indicada em situações em que a nutrição é insuficiente ou impossível de aplicar por obstrução/mau funcionamento do tubo digestivo (como nos casos de vómitos ou diarreia crónicos, síndromes de má-absorção, Sepsis, ou em casos que necessitam de repouso funcional do tubo digestivo, por exemplo, doença de Crohn, doença celíaca, fistulas digestivas, pancreatite aguda, entre outros). É, por norma, administrada por via intravenosa, contendo todos os elementos nutricionais (como aminoácidos, hidratos de carbono, lípidos, eletrólitos, e/ou vitaminas), essenciais à nutrição do indivíduo.

Tendo por objetivo selecionar fornecedores qualificados para o fornecimento dos bens em apreço para a área da saúde, este Concurso Público Internacional encontra-se na fase de receção de propostas até ao próximo dia 30 de outubro de 2023.

O procedimento encontra-se publicado e disponível na plataforma eletrónica de contratação pública em www.comprasnasaude.pt.

Entrada em Vigor | Acordo-Quadro 671/2023 – Medicamentos diversos

26 Abril, 2024

A SPMS, EPE procedeu à publicação do Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência n.º 671/2023 para fornecimento de medicamentos diversos, na área da saúde, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 25 de abril de 2024. Incluindo medicamentos de várias áreas terapêuticas, os Acordos-Quadro de medicamentos diversos procuram dinamizar […]

Medicamentos Diversos

Acordo-Quadro 898/2024 – Fornecimento de medicamentos analgésicos, antipiréticos e antidepressivos

22 Abril, 2024

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência n.º 898/2024 para fornecimento de medicamentos analgésicos, antipiréticos e antidepressivos, no dia 22 de abril. Engloba medicamentos para as dores (incluindo os analgésicos estupefacientes) e para a febre, bem como para o tratamento da depressão. Em relação aos analgésicos […]

Acordo-Quadro 957/2024 – Prestação de Serviços de Seguro de Acidentes de Trabalho

16 Abril, 2024

A SPMS, E.P.E. publicou o Concurso Público para a Celebração de Acordo-Quadro para a Prestação de Serviços de Seguro de Acidentes de Trabalho, com a referência 957/2024, no dia 15 de abril, no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). Este Acordo-Quadro disponibilizará às entidades do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, um instrumento […]

Voltar
Voltar para o topo.