Notícias

RENTEV assinala 9 anos a registar testamentos vitais

1 Julho, 2023

Em funcionamento desde 2014, o Registo Nacional do Testamento Vital – RENTEV comemora este sábado, 1 de julho, 9 anos de simplificação no procedimento de registo de toda a informação relativa ao testamento vital. Este é o documento onde o cidadão maior de idade pode, livremente, manifestar a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja, ou não, receber quando estiver incapaz de expressar a sua decisão. O sistema é gerido pela SPMS.

O testamento vital é voluntário e permite também a nomeação de um ou mais procuradores de cuidados de saúde. Válido durante 5 anos, a contar da data da assinatura, pode ser alterado e renovado.

Para fazer o testamento vital é necessário o número de utente do Serviço Nacional de Saúde, mas, caso não tenha, poderá ser atribuído pelos serviços administrativos do centro de saúde. Posteriormente, basta preencher o formulário do testamento vital, ou Diretiva Antecipada da Vontade (DAV), enviar por correio ou entregar num dos muitos Balcões RENTEV distribuídos de Norte a Sul do país e nos Açores e na Madeira.

Atualmente, o número de testamentos vitais ativos ultrapassa os 37 mil, dos quais perto de 13 mil foram registados por homens e mais de 24 mil por mulheres. A garantia de que o médico assistente tem conhecimento de que existe um testamento vital apenas pode ser dada se o mesmo estiver registado no RENTEV.

Este é o documento que salvaguarda a vontade do cidadão, que não sendo obrigatório é um direito conquistado em Portugal. O testamento vital ativo pode ser consultado, pelo próprio utente, através da área pessoal do portal do SNS 24 ou da app SNS 24. Todas as informações úteis encontram-se disponíveis no guia testamento vital.

Testamento Vital, direito de expressar vontades antecipadas sobre cuidados de saúde

3 Junho, 2022

O testamento vital é o documento onde o cidadão maior de idade pode, livremente, manifestar a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja, ou não, receber quando estiver incapaz de expressar a sua decisão. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde. Não é obrigatório, mas é um direito conquistado em Portugal.

Testamento Vital, um direito dos portugueses

19 Fevereiro, 2020

O testamento vital é um direito já conquistado em Portugal. Não sendo obrigatório, este é um direito e uma escolha do cidadão maior de idade, que consiste em expressar os cuidados médicos que desejaria, ou recusaria, numa situação clínica de incapacidade em expressar a sua vontade.

texto rentev
Voltar
Voltar para o topo.