Notícias

Registo de testamentos vitais duplicou em 2022

10 Janeiro, 2023

Mais de 13 mil portugueses registaram o seu testamento vital em 2022, duplicando o número de registos em relação ao ano anterior.

O testamento vital é voluntário. É o documento onde o cidadão maior de idade pode, livremente, manifestar a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja, ou não, receber quando estiver incapaz de expressar a sua decisão. A lei que veio regular as Diretivas Antecipadas da Vontade (DAV) sob a forma de Testamento Vital, bem como a nomeação de um Procurador de Cuidados de Saúde, foi publicada em Diário da República a 16 de julho de 2012.

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV), sistema gerido pela SPMS que permite registar toda a informação relativa a este documento, entrou em funcionamento em 2014 e, desde essa data, mais de 53 mil portugueses registaram o seu testamento vital.

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem o número mais elevado de testamentos vitais registados, aproximando-se dos 22 mil, seguindo-se o Norte com mais de 16.700, o Centro supera os 7.700, o Algarve mais de 2.800, o Alentejo ultrapassa os 1.900, a Madeira tem mais de 1.300 e nos Açores há mais de 800 registos.

Até dia 9 de janeiro deste ano, o número de testamentos vitais ativos ultrapassava os 34.500, dos quais mais de 12 mil outorgados por homens e mais de 22.500 por mulheres. Em qualquer dos géneros, as faixas etárias com maior número de registos ativos situam-se entre os 65 e os 80 anos e entre os 50 e os 65 anos.

Para alguém fazer o seu testamento vital é necessário que tenha número de utente do Serviço Nacional de Saúde, mas, caso não tenha, poderá ser-lhe atribuído pelos serviços administrativos do centro de saúde. Depois, basta preencher o formulário do testamento vital ou diretiva antecipada da vontade e entregar num dos muitos balcões do RENTEV, espalhados pelo país, ou enviar por correio. Válido durante 5 anos, a contar da data da assinatura, pode ser alterado e renovado.

O testamento vital é um direito conquistado em Portugal. Quem tem o seu documento ativo pode consultá-lo através da área pessoal do portal SNS 24 ou da app SNS 24.

RENTEV celebra 11 anos ao serviço dos cidadãos

1 Julho, 2025

Ao longo da última década, o Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) tem possibilitado que qualquer pessoa, maior de idade e capaz, formalize antecipadamente a sua vontade quanto aos cuidados de saúde que deseja, ou não deseja, receber, caso se encontre incapaz de expressar essa vontade de forma autónoma. Lançado a 1 de julho de […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

RENTEV – 10 anos a registar Testamentos Vitais

1 Julho, 2024

O Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) comemora 10 anos. Consagra um direito dos cidadãos, cujo exercício depende, em larga medida, da informação transmitida pelos profissionais de saúde.

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.