Notícias

Consulta Preliminar n.º 4 SPMS/UCBST – Acordo-Quadro ou Sistema de Aquisição Dinâmico para a Aquisição de Equipamento Informático e Periféricos

22 Maio, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), no âmbito dos trabalhos preparatórios com vista à realização de um Acordo-Quadro ou Sistema de Aquisição Dinâmico para a Aquisição de Equipamento Informático e Periféricos.

Objetivos:

Na presente consulta preliminar ao mercado pretende-se identificar: ​

  1. Os operadores económicos e o equipamento informático e periféricos disponíveis no mercado;
  2. As especificações técnicas do equipamento informático e periféricos;
  3. O preço base unitário a considerar pela entidade adjudicante face ao equipamento informático e periféricos a adquirir;
  4. Os prazos e capacidade de entrega do equipamento informático e periféricos a adquirir;
  5. A possibilidade de aquisição de conjuntos de equipamento informático e/ou periféricos, tais como em packs, equipamento adicional a equipamento base, ou outros;
  6. A possibilidade de adaptação às necessidades específicas de cada Unidade de Saúde.

Âmbito:

No âmbito das atribuições da Central de Compras de Saúde, a Unidade de Compras de Bens e Serviços Transversais encontra-se a realizar os trabalhos preparatórios com vista à realização de um Acordo-Quadro ou Sistema de Aquisição Dinâmico para a Aquisição de Equipamento Informático e Periféricos, a estabelecer pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE.

A obtenção de informação acerca do equipamento informático e periféricos existentes no mercado, bem como das suas especificações técnicas e condições de disponibilização, permitirá ter conhecimento do conjunto de equipamentos que se adequam à rede informática do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à necessidade de equipamentos informáticos e periféricos para a atividade dos organismos do Ministério da Saúde, entidades do SNS e entidades compradoras voluntárias que celebrem contratos de adesão com a SPMS, EPE..

Neste sentido, o desenvolvimento de um Acordo-Quadro ou Sistema de Aquisição Dinâmico para a Aquisição de Equipamento Informático e Periféricos, permitirá principalmente a contínua modernização dos equipamentos e da rede informática, e assim dotar os Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares de condições informáticas para a execução da sua atividade e suportar a reforma dos sistemas de informação.

Interessados:

A SPMS, EPE considera interessados na presente consulta preliminar ao mercado todos os representantes das atividades de fabrico e comércio de equipamento informático e periféricos, sem prejuízo de poderem participar outros especialistas com interesse no tema.

Participação:

Os operadores económicos interessados em apresentar contributos atenta a Aquisição de Equipamento Informático e Periféricos, deverão remeter e-mail para: umc.saude@spms.min-saude.pt até ao dia 07/06/2023, de modo a poderem participar na sessão plenária.

As sessões plenárias ocorrerão entre os dias 14/06/2023 e 23/06/2023, por videoconferência, sendo limitada à presença de dois elementos por cada operador económico, devendo apresentar previamente uma declaração onde conste a identificação, num dos seguintes horários:

– das 10 horas às 12 horas,

– das 15 horas às 17 horas​.

A apresentação dos contributos por parte dos operadores económicos terá a duração máxima de 30 minutos, e é reservado um período de 15 minutos para esclarecimentos.

Todas as informações no documento Consulta Preliminar.

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.