Notícias

SNS 24 | Linha de Aconselhamento Psicológico já atendeu mais de 173 mil chamadas

4 Setembro, 2022

Mais de 173 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, sendo que mais de 10.800 foram de profissionais de saúde.  

Criada em plena pandemia, a 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, EPE, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis. Só este ano já ultrapassou as 46 mil chamadas.

A Linha passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português e, desde o dia 20 de abril deste ano, já atendeu cerca de 2.500 chamadas.

No Aconselhamento Psicológico do SNS 24, o atendimento é sempre feito por psicólogos que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia. 

No Dia Nacional do Psicólogo, deixamos uma especial homenagem a todos os psicólogos pelo trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas e setores da sociedade, em especial aos que estão ao serviço dos portugueses no SNS 24.

LAP_NOTICIA-01

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Voltar
Voltar para o topo.