Notícias

Inauguração dos primeiros Balcões SNS 24 no Alentejo

2 Agosto, 2022

Os primeiros balcões SNS 24 na região do Alentejo foram hoje, dia 2 de agosto, inaugurados.

“Estes balcões, mais que computadores em secretárias, são portas. Portas que dão acesso ao nosso Serviço Nacional de Saúde”, salientou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales na cerimónia protocolar, que contou com a presença do presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, da Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, Catarina Filipe, do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Raposo.

Com os novos balcões SNS24, os residentes das freguesias de Vale de Santiago, município de Odemira, e de São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, podem agora aceder a um conjunto de serviços e cuidados de saúde, de forma mais cómoda, evitando deslocações aos serviços de saúde, sobretudo ao nível dos cuidados de saúde primários.

“Um casamento feliz entre a Saúde e as Juntas de Freguesia” destacou Luís Goes Pinheiro, após a realização de uma teleconsulta, em Vale de Santiago, salientando que “é importante que ninguém fique para trás, nomeadamente os que estão menos à vontade com a tecnologia”.

No final do encontro, realizou-se a assinatura dos protocolos e termos de adesão ao projeto Balcão SNS 24 com as diversas entidades presentes. “Hoje é um dia bom para o Alentejo”, acrescentou o presidente da SPMS, que felicitou a população desta região e dirigiu um especial agradecimento à presidente da ULSLA, pelo empenho na fixação dos primeiros balcões no Alentejo.

Em Portugal são já 253 os balcões em funcionamento em juntas de freguesia, espaços do cidadão, estabelecimentos residenciais para idosos e estabelecimentos prisionais.

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.