Notícias

Consulta Preliminar n.º 1 SPMS/UCBST – Aquisição de Viaturas Elétricas – 2022

18 Agosto, 2022

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a promover uma consulta preliminar ao mercado (Art.º 35.º-A do CCP), no âmbito dos trabalhos preparatórios para o procedimento aquisitivo de Viaturas Elétricas para os Cuidados de Saúde Primários no âmbito do PRR, em 2022.

Objetivos:

Na presente consulta preliminar ao mercado pretende-se identificar: ​

  1. Tipologias de viaturas existentes no mercado;
  2. Tipos de baterias, ciclos, potência, carregamento;
  3. O preço base unitário a considerar pela entidade adjudicante face às viaturas a adquirir;
  4. Os prazos de entrega das viaturas a adquirir;
  5. A possibilidade de adaptação das viaturas às necessidades específicas de cada Unidade de Saúde.

Âmbito:

No âmbito do Next Generation EU, um instrumento extraordinário e temporário de recuperação elaborado pelo Conselho Europeu para mitigação dos graves impactos da pandemia nas economias europeias, foi criado o Mecanismo de Recuperação e Resiliência no Regulamento (UE) 2021/241, de 12 de fevereiro, e que enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Uma das suas componentes consiste em reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) por forma a responder às suas contantes mudanças e desafios.

Neste sentido, pretende-se dotar os Cuidados de Saúde Primários com viaturas elétricas, equipadas com separação de lixos, de forma a permitir a deslocação dos profissionais de saúde para assegurar cuidados nos domicílios aos seus utentes, sejam domicílios preventivos ou curativos.

Os temas sujeitos à Consulta Preliminar são os que constam do documento disponível em www.spms.min-saude.pt, desde o dia 18 de agosto até ao dia 13 de setembro de 2022.

Interessados:

A SPMS, EPE considera interessados na presente consulta preliminar ao mercado todos os representantes de fabricantes do setor automóvel, sem prejuízo de poderem participar outros especialistas com interesse no tema.

Participação:

Os operadores económicos interessados em apresentar contributos atenta a Aquisição de Viaturas Elétricas no âmbito do PRR, no ano de 2022, deverão remeter e-mail para: umc.saude@spms.min-saude.pt até ao dia 13/09/2022, de modo a poderem participar na sessão plenária.​

As sessões plenárias ocorrerão entre os dias 14/09/2022 e 16/09/2022, por videoconferência, sendo limitada à presença de dois elementos por cada operador económico, devendo apresentar previamente uma declaração onde conste a identificação, num dos seguintes horários:

  • das 10 horas às 12 horas,
  • das 15 horas às 17 horas​.

Todas as informações no documento Consulta Preliminar.

No âmbito da consulta preliminar ao mercado n.º 1 SPMS/UCBST para aquisição de viaturas elétricas – PRR, disponibiliza-se, para os devidos efeitos, elementos adicionais:

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.