Notícias

SNS 24 celebra 5 anos e atendeu já este ano mais de 8 milhões de chamadas

24 Julho, 2022

O SNS 24 comemora 5 anos de atividade e, só este ano, já atendeu mais de 8 milhões de chamadas. 2022 é o ano com o maior número de chamadas de sempre, ultrapassando os mais de 6 milhões de atendimentos realizados em 2021. Cerca de 2,8 milhões de chamadas foram resolvidas automaticamente.

Às várias tipologias de serviço disponíveis – desde serviço de triagem, a aconselhamento e encaminhamento e outro tipo de informações de saúde -, juntou-se, em abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a plataforma de atendimento por videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Criada para dar uma resposta de proximidade em saúde mental, a Linha de Aconselhamento Psicológico já prestou apoio a mais de 167 mil pessoas e, este ano, ultrapassou as 40 mil chamadas. Este serviço passou a ser disponibilizado em língua inglesa e, em apenas três meses, atendeu mais de 2.100 chamadas de cidadãos não falantes de português.

Da linha telefónica ao omnicanal

O dia 24 de julho assinala a mudança de nome da Linha Saúde 24 para SNS 24. Hoje, mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é um acesso omnicanal a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que, além de telefónico, pode ser presencial e digital, através do portal e da app SNS 24.

Com a app SNS 24, que já registou 7,5 milhões de downloads, o cidadão acede a um conjunto de informações de saúde, como o Boletim de Vacinas, as receitas,as requisições e os resultados de exames médicos. O Portal SNS 24, por seu turno, disponibiliza diversos serviços do SNS e conteúdos diferenciados sobre saúde pública. Inovador e acessível foi visitado, este ano, por mais de 21 milhões de utilizadores.

Já os Balcões SNS 24, projeto criado em plena pandemia, prestam apoio presencial assistido aos serviços digitais do SNS e à realização de teleconsultas em espaços localizados em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais. Até à data, o país conta com 250 Balcões SNS 24.

“Dói Dói Trim Trim” foi a génese

Em 1998 foi criada a linha telefónica pediátrica “Dói Dói Trim Trim”. Posteriormente, o serviço foi alargado para informar e apoiar a população em matéria de saúde pública e a junção destes dois serviços esteve na génese da Linha Saúde 24, em 2007. Uma década volvida, a linha evoluiu para o SNS 24.

Em março de 2020 passou a ser a primeira linha de apoio daqueles que procuraram ajuda clínica na pandemia. Desde então, reforçou a sua dimensão e capacidade de atendimento a vários níveis, nomeadamente a infraestrutura, a tecnologia, os recursos humanos e a criação de novos serviços. Hoje, o SNS 24 é uma porta sempre aberta para todos os portugueses e residentes no país que procuram o SNS, independentemente do caminho escolhido: telefónico, presencial ou digital.

Temas

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Voltar
Voltar para o topo.