Notícias

Mais de 1 milhão de resultados de exames médicos já podem ser consultados no portal e na app SNS 24

21 Junho, 2022

Mais de 1 milhão de resultados de exames médicos já foram partilhados digitalmente, podendo ser consultados através da app e do portal SNS 24.

O projeto arrancou em maio e já está disponível em mais de 300 unidades do grupo Unilabs, estando agora a ser alargado a outros laboratórios.

A partilha eletrónica dos resultados de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) apresenta muitas vantagens para os utentes, especialmente pela rapidez, facilidade e comodidade no acesso aos resultados dos seus exames.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE. sublinha que “a partilha de resultados de MCDT é fundamental para a aceleração e automatização dos processos, uma vez que a receção por parte dos Cuidados de Saúde Primários é imediata”. Luís Goes Pinheiro defende ainda que há “um aumento da transparência dos processos, pela disponibilização de resultados no site e app dos SNS 24, que é muito benéfica para os utentes, que passam a ter os seus exames sempre consigo”.

Já Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, defende que o caminho da digitalização em todo o setor da saúde tem de ser um caminho sem retorno, pois é o melhor para os utentes, para os clínicos e para transparência”, acrescentando que “o esforço da SPMS de melhoria dos processos digitais nos últimos anos está a ser um acelerador da digitalização de todo o Sistema de Saúde”.

A prescrição de exames médicos de forma eletrónica, nos cuidados de saúde primários, passou a abranger, desde abril, todas as áreas, nomeadamente as áreas referentes a endoscopia gastrenterológica, medicina física e reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia, por exemplo, as requisições de radiografias, de TAC, colonoscopias, entre outras.  Já foram prescritas desde então mais de 6,2 milhões de requisições eletrónicas, mais de 90% das quais sem papel (desmaterializadas).

A expansão deste projeto irá permitir que o número de pessoas a aceder digitalmente aos resultados dos seus exames médicos seja cada vez maior.

Temas

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Agenda de Saúde do utente disponível na App e Portal SNS 24

8 Setembro, 2022

A partir de agora, já é possível consultar o calendário dos agendamentos, futuros e passados no período de dois anos, em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), graças à agenda de saúde, a mais recente funcionalidade da aplicação móvel SNS 24 e do portal SNS 24.

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica.  A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.