Notícias

SNS 24: Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu mais de mil chamadas em língua inglesa num mês

25 Maio, 2022

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24, em língua inglesa, atendeu mais de 1.000 chamadas desde que foi disponibilizada, no dia 20 de abril.

O serviço em inglês veio dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente pessoas oriundas da Ucrânia.  “Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem”, ressalvou o dirigente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no dia em que o serviço de aconselhamento psicológico em língua inglesa foi lançado.

A LAP atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise, constituindo-se como um suporte que é dado a quem não domina a língua portuguesa. O papel da Ordem dos Psicólogos tem sido fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados neste serviço.

Criada no início da pandemia, a 1 de abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 156.800 chamadas em língua portuguesa. No último mês, entre os dias 20 de abril e 23 de maio, atendeu mais de 5.600 pessoas falantes de língua portuguesa.

Temas

|

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Agenda de Saúde do utente disponível na App e Portal SNS 24

8 Setembro, 2022

A partir de agora, já é possível consultar o calendário dos agendamentos, futuros e passados no período de dois anos, em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), graças à agenda de saúde, a mais recente funcionalidade da aplicação móvel SNS 24 e do portal SNS 24.

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica.  A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.