Novo Balcão SNS 24 inaugurado no distrito do Porto

4 Maio, 2022

Nesta quinta-feira, dia 4 de maio, entra em funcionamento o primeiro Balcão SNS 24 no concelho da Trofa, na União de Freguesias Alvarelhos e Guidões.

Inserido no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Grande Porto I – Santo Tirso, este é já o 46º Balcão SNS 24 a prestar serviços no distrito do Porto. Com esta inauguração, a região Norte passa a disponibilizar 117 balcões e, ao longo deste ano, irá continuar a apostar na concretização de outros para, deste modo, melhor servir as populações.

Através do Balcão SNS 24, e com o apoio de mediadores digitais, qualquer cidadão pode aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de forma segura e eficiente, através de duas modalidades, quer pelo acesso facilitado, quer pelo acesso mediado, permitindo, por exemplo, marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar exames, realizar uma teleconsulta, entre outros serviços.

Estes balcões facilitam a vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS. Promover a inclusão digital e social ao facilitar o acesso aos serviços digitais do SNS é uma mais-valia dos Balcões SNS 24.

Criada em contexto de pandemia, esta iniciativa resulta da parceria entre as Administrações Regionais de Saúde, os ACES, a SPMS, os municípios e as juntas de freguesia. O país tem agora 143 Balcões SNS 24.

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Primeiro Balcão SNS 24 hospitalar nasce no IPO Porto

15 Dezembro, 2023

O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, na inauguração do primeiro Balcão SNS 24 numa unidade hospitalar.

noticia_Inauguração Espaço Cidadão-Balcão SNS24 IPO Porto_3