Notícias

Novo Balcão SNS 24 inaugurado no distrito do Porto

4 Maio, 2022

Nesta quinta-feira, dia 4 de maio, entra em funcionamento o primeiro Balcão SNS 24 no concelho da Trofa, na União de Freguesias Alvarelhos e Guidões.

Inserido no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Grande Porto I – Santo Tirso, este é já o 46º Balcão SNS 24 a prestar serviços no distrito do Porto. Com esta inauguração, a região Norte passa a disponibilizar 117 balcões e, ao longo deste ano, irá continuar a apostar na concretização de outros para, deste modo, melhor servir as populações.

Através do Balcão SNS 24, e com o apoio de mediadores digitais, qualquer cidadão pode aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de forma segura e eficiente, através de duas modalidades, quer pelo acesso facilitado, quer pelo acesso mediado, permitindo, por exemplo, marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar exames, realizar uma teleconsulta, entre outros serviços.

Estes balcões facilitam a vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS. Promover a inclusão digital e social ao facilitar o acesso aos serviços digitais do SNS é uma mais-valia dos Balcões SNS 24.

Criada em contexto de pandemia, esta iniciativa resulta da parceria entre as Administrações Regionais de Saúde, os ACES, a SPMS, os municípios e as juntas de freguesia. O país tem agora 143 Balcões SNS 24.

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.