Notícias

SNS 24 | 2 anos da Linha de Aconselhamento Psicológico 

1 Abril, 2022

Mais de 148 mil pessoas, entre as quais 9.500 profissionais de saúde, receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, criada há dois anos em plena pandemia de Covid-19.

Lançada no dia 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Linha procura dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos.

As chamadas recebidas estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia. 

Temas

2022 é ano histórico para o SNS 24

30 Dezembro, 2022

2022 representa o ano com o maior número de atendimentos de sempre da Linha SNS 24, superando mais de 9 milhões de chamadas. A app registou até à data mais de 8 milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou, só este ano, com mais de 27 milhões de utilizadores. Janeiro foi o mês […]

Secretários de Estado visitam SNS 24 em dia que se assinalam 9 milhões de atendimentos

16 Dezembro, 2022

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro. Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 […]

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.