Notícias

SNS 24 | 2 anos da Linha de Aconselhamento Psicológico 

1 Abril, 2022

Mais de 148 mil pessoas, entre as quais 9.500 profissionais de saúde, receberam apoio através da Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, criada há dois anos em plena pandemia de Covid-19.

Lançada no dia 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Linha procura dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos.

As chamadas recebidas estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia. 

Temas

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Voltar
Voltar para o topo.