Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 I Lançamento do serviço em inglês

21 Abril, 2022

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 passou a disponibilizar, desde esta quarta-feira, 20 de abril, o serviço também em língua inglesa.

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, E.P.E., Luís Goes Pinheiro, e o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, participaram no lançamento deste serviço que decorreu num dos centros do SNS 24, em Lisboa.

Criada no início da pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 tem provado a sua mais-valia e vai manter o serviço, agora também em inglês. “Foi criada em contexto de pandemia, muito associada à necessidade de dar um acompanhamento às pessoas mais na fase inicial da pandemia”, sublinhou o Presidente da SPMS, adiantando que as cerca de 200 chamadas diárias provam que este serviço constitui uma “mais-valia em todos os contextos” e que é “útil aos portugueses e aos residentes em Portugal”.

A LAP em inglês vem dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise. “Isso é exatamente aquilo que essas pessoas que chegam de um teatro de conflito carecem. Desse ponto de vista, é mais um suporte dado às pessoas que não dominam a língua portuguesa”, salientou Luís Goes Pinheiro, destacando o papel da Ordem dos Psicólogos na determinação dos algoritmos clínicos que são usados no serviço.

Durante o lançamento da LAP em inglês, o dirigente da SPMS explicou ainda que “em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem e este ano já vamos quase em 50 mil”, números que revelam a procura crescente do serviço.

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 foi lançada a 1 de abril de 2020, já atendeu mais de 150 mil pessoas e a partir de agora está também disponível em língua inglesa.

Temas

|

Lançamento da LAP em inglês_2

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Voltar
Voltar para o topo.