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SNS 24 | Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 75 mil chamadas num ano

1 Abril, 2021

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), integrada no SNS 24, entrou em funcionamento no dia 01 de abril de 2020 e atendeu cerca de 75 mil pessoas, das quais quase seis mil eram profissionais de saúde. Para o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, o balanço deste serviço é “muito positivo”.

Ao longo deste ano ficou demonstrado “todas as razões que motivaram a instalação desta linha e a sua operacionalização”, disse Luís Goes Pinheiro em declarações à Lusa, adiantando que no passado dia 15 de março se iniciou “a execução do novo contrato de exploração da linha SNS24”. O novo contrato contém também a componente de aconselhamento psicológico nos moldes em que é prestado, ficando assim garantido o seu funcionamento “durante os próximos três anos, pelo menos”, salientou.

Na altura, a iniciativa juntou três entidades: a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian, que financiou o arranque inicial da linha, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses que deu o seu contributo científico para “a robustez científica da linha”. Estas três entidades juntaram-se também com o apoio da Direção-Geral da Saúde e do INEM num conselho consultivo que permitiu garantir que esta linha se enquadrava no contexto das respostas em matéria de saúde mental”, referiu o Presidente da SPMS.

“Os meses em que houve maior procura da linha coincidiram curiosamente com os períodos de picos que tivemos na pandemia”, observou. Outubro foi o mês com “maior procura”, seguido de abril do ano passado, após o lançamento do serviço numa altura em que o país vivia “ainda um período de grande incerteza quanto à pandemia” e decorria o primeiro confinamento.

“No primeiro confinamento as pessoas tinham muita ansiedade, muito stress, muitas dúvidas também quanto ao seu futuro, designadamente, profissional e, portanto, houve de facto uma procura da linha motivada pelo choque inicial do embate com a pandemia”, apontou.

Voltou a sentir-se uma maior procura em outubro” quando ocorreu a segunda vaga da pandemia e o crescimento do número de casos de covid-19 gerou “uma intranquilidade nas pessoas que resultou nesta maior procura de apoio da linha do aconselhamento psicológico”, situação que se verificou novamente em janeiro de 2021 quando ocorreu a terceira vaga.

Apesar desta linha não estar pensada para vigorar apenas durante o período de pandemia, afirmou, “verificou-se efetivamente que esta realidade da pandemia da covid-19 trouxe uma procura especial desta linha e, portanto, justificou-se de forma absolutamente plena a criação da linha neste contexto”.

No primeiro ano de atividade, as chamadas efetuadas para a LAP estiveram relacionadas, na sua maior parte, com problemas associados a ansiedade, stress, gestão de emoções e adaptação em situações de crise.

Para o Presidente da SPMS “podemos dizer que tem sido um sucesso porque, acima de tudo, as pessoas têm procurado esta linha e têm obtido respostas”.

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SNS 24 | Um ano de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos

21 Abril, 2021

Assinala-se hoje, dia 21 de abril, o primeiro ano de funcionamento no SNS 24 da plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos. O serviço resulta de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

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Covid-19 | Reporte de autotestes ao SNS 24

13 Abril, 2021

Até ao final do dia de ontem, o SNS 24 registou 130 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo. Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial Covid-19 (RT-PCR).

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SNS 24 | Mais de 1,6 milhões de chamadas em 2021

31 Março, 2021

Nos primeiros três meses deste ano, a Linha SNS 24 já recebeu mais de 1,6 milhões de chamadas, mais do dobro do verificado em igual período de 2020, divulgou o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

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