Notícias

Vacinação contra a COVID-19: Ações de formação conjunta promovidas pela DGS e INFARMED em plataforma da SPMS – Academia da SPMS

5 Março, 2021

A Direção-Geral de Saúde (DGS), o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) iniciaram formações sobre vacinação contra a COVID-19 em dezembro do 2020, antes do início da V vacinação a nível nacional. Esta formação foi agora organizada em sessões em formato e-learning na ACADEMIA da SPMS.

Estas sessões formativas passam a ser disponibilizadas em formato e-learning, numa plataforma disponibilizada pela SPMS.

Dirigem-se a todos os profissionais de saúde envolvidos na vacinação contra a COVID-19, nomeadamente, médicos, enfermeiros e farmacêuticos. No entanto, poderão estender-se a outros profissionais.

Estas ações formativas focam-se basicamente em cinco pontos fundamentais:

  • Distribuição, armazenamento e transporte da vacina
  • Condições de utilização da vacina, preparação e administração da mesma
  • Norma de cada uma das vacinas já disponíveis
  • Farmacovigilância – Notificação de suspeitas de RAM às vacinas – Portal RAM
  • Plataforma Nacional de Registo e Gestão da Vacinação (VACINAS)

Os participantes podem escolher a ordem dos conteúdos que pretendem visualizar em primeiro lugar, sendo importante assegurar que concluem todos os módulos. Sempre que haja necessidade de reformular matérias, cada participante irá receber um e-mail, dando nota dessa atualização. Concluída a ação de formação, será emitida uma declaração de participação na formação “Plano de vacinação COVID-19” a cada participante.

As ações formativas, adequadas às necessidades atuais e futuras, representam um investimento na criação de valor, quer para profissionais e instituições, quer para toda a comunidade. Foi neste contexto que a DGS, o INFARMED e a SPMS organizaram esta iniciativa conjunta que se dirige a todos os profissionais de saúde envolvidos na vacinação contra a COVID-19, matéria que assume particular relevância no atual contexto que o país atravessa.

As inscrições estão abertas e podem ser formalizadas aqui.

PRR | SPMS promove workshop sobre Gestão do Risco no âmbito do PRR

10 Novembro, 2023

A SPMS promoveu um workshop sobre metodologia de gestão e prevenção dos riscos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que contou com mais de 200 participantes. Esta iniciativa decorreu online, ontem, dia 9 de novembro, tendo por objetivo contribuir para a consolidação de uma cultura ética e da conduta antifraude nas entidades do setor público.

acao capacitação - metodologia gestao risco prr

Academia SPMS | Nova Oferta Formativa

22 Agosto, 2023

A Academia SPMS apresenta novas ações para o mês de setembro, como a “1.ª Edição de Microsoft Excel – Intermédio ao Avançado”, a “1.ª Edição – Segurança do doente: processo de identificação e comunicação eficaz com o doente” e a “1.ª Edição PECOP – Programa Estratégico para o Comprador Público (para não juristas)”.

Academia SPMS_Nova Oferta Formativa_agosto2023

SPMS promove workshop de reestruturação da Área do Cidadão

28 Novembro, 2019

A SPMS realizou um workshop dinamizado pela equipa do Registo de Saúde Eletrónico, com o apoio da Academia de Formação, que decorreu no passado dia 23 de novembro, nas instalações da SPMS, em Lisboa. O principal objetivo desta sessão foi debater a reestruturação da Área do Cidadão, de forma a melhorar a navegabilidade, usabilidade e […]

apresentação no Workshop de reestruturação da Área do Cidadão nas instalações da SPMS
Voltar
Voltar para o topo.