Com mais de 1600 participantes em cinco dias de atividades, a 1.ª edição das Jornadas SPMS consolidou-se como um espaço de aprendizagem e inovação no setor da saúde. A Secretária de Estado da Gestão da Saúde presidiu ao encerramento.
O evento contou com 15 workshops, 6 webinars e 1 hands-on, abordando temas como telessaúde, cibersegurança, liderança e gestão de dados, em formatos presencial e online, envolvendo profissionais de várias áreas do SNS.
Um dos pontos altos das Jornadas foi o workshop realizado no dia 21 de novembro, dedicado à apresentação da nova versão da plataforma de ensino à distância eStudo. Durante o workshop, os participantes puderam conhecer as novidades e partilhar sugestões para o desenvolvimento contínuo da plataforma.
A plataforma eStudo, que será lançada no dia 4 de dezembro, traz um layout mais intuitivo, funcionalidades simplificadas e conteúdos atualizados, com o objetivo de melhorar o acesso à formação no setor da saúde.
Na sessão de encerramento, presidida pela Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, destacou o compromisso da SPMS em liderar a transição digital no setor da saúde e a importância de ouvir os profissionais no desenvolvimento de produtos e serviços.
Além da apresentação de ferramentas inovadoras, as Jornadas SPMS promoveram a troca de experiências e boas práticas entre profissionais de saúde e especialistas, criando um espaço para reflexão sobre temas cruciais para a transformação digital do SNS.
Atividades como o hands-on dedicado à Prescrição Eletrónica Médica e os workshops sobre cocriação nas compras públicas e ética no uso da inteligência artificial demonstraram a diversidade de abordagens do programa.
Sob o tema “Um SNS mais Digital e Sustentável”, as Jornadas SPMS cumpriram o objetivo de capacitar os profissionais de saúde, fomentar a partilha de boas práticas e fortalecer a ligação com os utilizadores dos serviços da SPMS, contribuindo para o avanço digital no SNS.