Notícias

Reforço do SNS24

2 Outubro, 2020

Na conferência de imprensa de hoje relativa à atualização dos dados da Covid-19, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, referiu que o número de profissionais do Centro de Contacto SNS24 poderá vir a ser reforçado, passando de «1.350 para 2.000 durante ainda o outono», consoante a evolução da pandemia em Portugal. 

O governante informou que já está ativo, em fase experimental, um novo call center na Covilhã, e que será aberto «muito em breve mais um em Vila Nova de Gaia». Adicionalmente, serão reforçados os centros já existentes, o que vai permitir passar dos atuais 1.350 profissionais para os 2.000 durante o outono.

O Secretário de Estado sublinhou que a aposta no Centro de Contacto «não é de agora e nem apenas da pandemia», referindo, a título de exemplo, que o número de chamadas atendidas cresceu 39% em 2018, 24% em 2019 e 82% em 2020.

Diogo Serra Lopes afirmou que, apesar do valor de 2020 estar relacionado com a pandemia de Covid-19, o mesmo «só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço da capacidade».

Quanto à linha de apoio psicológico, o governante informou que foram atendidas, desde 1 de abril, 38.912 chamadas, 3.229 das quais feitas por profissionais de saúde. «A saúde mental já era uma prioridade deste governo e o contexto de pandemia veio apenas reforçar isso», afirmou Diogo Serra Lopes.

O Secretário de Estado referiu, ainda, que a linha de atendimento para cidadãos surdos realizou, desde 21 de abril, mais de 800 videochamadas, tornando o acesso ao SNS24 possível a estes cidadãos. «Tratava-se de um desejo antigo e não foi o contexto da pandemia que impediu de o realizar», sublinhou.

Temas

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
accumsan sem, efficitur. ut libero in Praesent Phasellus massa
Voltar para o topo.