Notícias

Reforço do SNS24

2 Outubro, 2020

Na conferência de imprensa de hoje relativa à atualização dos dados da Covid-19, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, referiu que o número de profissionais do Centro de Contacto SNS24 poderá vir a ser reforçado, passando de «1.350 para 2.000 durante ainda o outono», consoante a evolução da pandemia em Portugal. 

O governante informou que já está ativo, em fase experimental, um novo call center na Covilhã, e que será aberto «muito em breve mais um em Vila Nova de Gaia». Adicionalmente, serão reforçados os centros já existentes, o que vai permitir passar dos atuais 1.350 profissionais para os 2.000 durante o outono.

O Secretário de Estado sublinhou que a aposta no Centro de Contacto «não é de agora e nem apenas da pandemia», referindo, a título de exemplo, que o número de chamadas atendidas cresceu 39% em 2018, 24% em 2019 e 82% em 2020.

Diogo Serra Lopes afirmou que, apesar do valor de 2020 estar relacionado com a pandemia de Covid-19, o mesmo «só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço da capacidade».

Quanto à linha de apoio psicológico, o governante informou que foram atendidas, desde 1 de abril, 38.912 chamadas, 3.229 das quais feitas por profissionais de saúde. «A saúde mental já era uma prioridade deste governo e o contexto de pandemia veio apenas reforçar isso», afirmou Diogo Serra Lopes.

O Secretário de Estado referiu, ainda, que a linha de atendimento para cidadãos surdos realizou, desde 21 de abril, mais de 800 videochamadas, tornando o acesso ao SNS24 possível a estes cidadãos. «Tratava-se de um desejo antigo e não foi o contexto da pandemia que impediu de o realizar», sublinhou.

Temas

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 200 mil chamadas

11 Fevereiro, 2023

Mais de 200 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24. Lançada na fase inicial da pandemia, em abril de 2020, a Linha tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos mais difíceis. Até agora, […]

2022 é ano histórico para o SNS 24

30 Dezembro, 2022

2022 representa o ano com o maior número de atendimentos de sempre da Linha SNS 24, superando mais de 9 milhões de chamadas. A app registou até à data mais de 8 milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou, só este ano, com mais de 27 milhões de utilizadores. Janeiro foi o mês […]

Secretários de Estado visitam SNS 24 em dia que se assinalam 9 milhões de atendimentos

16 Dezembro, 2022

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro. Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.