Notícias

SNS 24 | Capacidade de resposta aumenta de forma significativa

20 Maio, 2020

O reforço e a capacidade de resposta do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24) aumentaram de forma significativa durante o combate à pandemia.

Antes do primeiro caso da Covid-19 em Portugal, identificado no início do mês março de 2020, a linha contava com cerca de 950 profissionais de saúde e, atualmente, conta com aproximadamente 1.400 enfermeiros, que trabalham por turnos, sendo o número de profissionais por turno dimensionado em função da procura.

O SNS 24 tem, ainda, uma reserva de profissionais a que pode recorrer, caso o volume de chamadas volte a aumentar.

Relativamente ao número de chamadas durante o mês de maio, tem sido estável, com uma média diária a rondar as 6.000 chamadas.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, que integra a Saúde 24, foi inaugurado no dia 24 de julho de 2017, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Mantendo o número 808 24 24 24, disponibiliza ao cidadão um conjunto de informações e serviços que facilitam o acesso e simplificam a utilização do Serviço Nacional de Saúde, desde informações gerais e marcação de consultas a prestação de telecuidados de enfermagem.

Temas

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.