Notícias

SNS 24 lança Serviço de Aconselhamento Psicológico com o apoio da Fundação Gulbenkian e da Ordem do Psicólogos

8 Abril, 2020

O SNS 24 disponibiliza, desde 1 de abril, a Linha de Aconselhamento Psicológico, através de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo em conta a prioridade que devemos atribuir à saúde mental dos cidadãos neste momento de crise.

A Linha de Aconselhamento Psicológico conta com 63 novos psicólogos que prestam aconselhamento quer a profissionais de saúde, quer à população em geral.

Este novo serviço tem objetivos claros:

– Ajudar a uma melhor gestão de emoções como o stress, a ansiedade, angústia, medo;  – Promover a resiliência psicológica; 

– Reforçar o sentimento de segurança da população e dos cuidadores encaminhando para entidades de apoio emergente em caso de necessidade.

Na fase inicial de funcionamento, este projeto será acompanhado por uma comissão que irá otimizar a integração e articulação com a rede de serviços de Saúde Mental.

A Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Fundo de Emergência COVID-19 e em linha com prioridade que sempre deu à saúde mental, contribuiu com um montante de 300 mil euros.

A Ordem dos Psicólogos prestou o seu contributo na conceção e desenho da linha, na formação dos profissionais e ainda na supervisão clínica do serviço.

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde é a entidade responsável por toda a gestão do SNS 24. O SNS 24 reforça, assim, uma das suas missões, que passa por assegurar melhor acessibilidade à saúde e maior eficiência na gestão dos recursos, prestando mais apoio aos cidadãos, designadamente a lidar com o isolamento e os problemas de saúde mental associados, no momento crítico que o país atravessa.

Temas

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Voltar
Voltar para o topo.