Notícias

Plataforma Trace COVID-19

27 Abril, 2020

A plataforma informática Trace COVID-19 tem sido fundamental no acompanhamento e monitorização dos utentes que se encontram em autocuidados no domicílio. Criada no contexto da pandemia, completou um mês de atividade e já permitiu a vigilância a mais de 500 mil pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

Desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde e pela SPMS, é uma ferramenta de apoio à telessaúde, que integra um conjunto de funcionalidades e, através da geração de tarefas automáticas, garante o correto acompanhamento aos utentes e a realização das vigilâncias.

É nesta plataforma que os profissionais de saúde registam informação específica sobre os casos e fazem a vigilância aos utentes em domicílio, permitindo que haja contacto, muitas vezes diário e feito por telefone.  Através do registo das vigilâncias e dos resultados das mesmas, o médico pode acompanhar a evolução do estado de saúde do utente.

De sublinhar que existem vários tipos de vigilância e há cada vez mais utentes inseridos nesta ferramenta.

O sistema permite, também, efetuar o respetivo rastreio de contactos e vigilâncias de COVID-19 em larga escala por unidade, visualizar dados atualizados, e em tempo útil, e centraliza a informação da gestão de casos, incluindo a linha SNS 24.

O Trace COVID-19 é uma solução inovadora que tem provado a sua utilidade na prestação de cuidados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde, durante a pandemia. Veio revolucionar a forma de trabalhar dos profissionais de saúde que têm aderido, positivamente, à plataforma e a esta nova prestação de cuidados de saúde.

Covid-19 | Reporte de autotestes ao SNS 24

13 Abril, 2021

Até ao final do dia de ontem, o SNS 24 registou 130 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo. Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial Covid-19 (RT-PCR).

banner sns24 auto testes

Vacinação Covid-19 | SMS através do 2424

3 Fevereiro, 2021

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 à SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.

Voltar
co-financiamento
pulvinar dolor. fringilla consectetur Aenean commodo diam at
Voltar para o topo.