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Língua Gestual Portuguesa disponível para cidadãos surdos através do SNS24

22 Abril, 2020

Os cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24. Esta linha entrou em funcionamento esta terça-feira, 21 de abril, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

O site do SNS24 dispõe já de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.

De sublinhar que o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa.

Além de garantir o acesso destes cidadãos a esta linha, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.

Atualmente,  está disponível um canal de conversação no site do SNS24,que funciona através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo recurso ao dispor das pessoas surdas.

A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

O Governo tem vindo a desenvolver trabalho na inclusão das pessoas surdas, como é o caso da linha de emergência 112, que ficou acessível a estes cidadãos na anterior legislatura.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinha que esta é uma “iniciativa muito importante para estas pessoas, que agora poderão aceder de forma plena a este serviço. O Governo continua empenhado em garantir que os cidadãos surdos disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos”.

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, destaca ainda que “a disponibilização desta nova ferramenta vem reforçar aquele que é o espírito do próprio SNS: prestar um serviço de qualidade e equidade, acessível a todos os cidadãos, que não deixa ninguém para trás”.

Temas

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Agenda de Saúde do utente disponível na App e Portal SNS 24

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A partir de agora, já é possível consultar o calendário dos agendamentos, futuros e passados no período de dois anos, em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), graças à agenda de saúde, a mais recente funcionalidade da aplicação móvel SNS 24 e do portal SNS 24.

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica.  A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

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