Notícias

Korean Society of Medical Informatics na SPMS para Simpósio Conjunto sobre Saúde

14 Janeiro, 2020

A SPMS acolhe hoje, dia 14 de janeiro, a delegação da Korean Society of Medical Informatics (KOSMI) nas suas instalações, num Simpósio conjunto para debater a transformação digital na saúde. O Simpósio irá decorrer até 16 de janeiro e a comitiva de 12 elementos vai visitar as várias unidades da SPMS em Lisboa e Porto.

A delegação que engloba representantes da Korean University Medicine, Seoul National University Hospital e o Development Institu for Health & Welfar, entre outras, abriu o primeiro dia do encontro com apresentações sobre Inteligência Artificial e Medicina de Precisão. A representante da Seoul National University, Hyun Ae Park, referiu o importante trabalho desenvolvido com a terminologia clínica internacional multilingue através do Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms (SNOMED CT), cuja licença a SPMS detém para uso no território nacional desde 2014.

Durante o dia as apresentações vão ser alternadas entre a delegação coreana e a equipa da SPMS liderada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, que abriu o Simpósio focando a partilha de conhecimentos das boas práticas da SPMS. Ao longo do dia vão ser abordados temas tão diversos como a terminologia clínica, a Estratégia ENESIS, exames e receitas sem papel, inteligência artificial e o uso secundário de dados e o cidadão no centro do sistema de saúde.

Esta visita vem no seguimento do trabalho desenvolvido pela SPMS no sentido da troca de experiências e partilha de conhecimentos com outras organizações. A Coreia encara o trabalho desenvolvido em Portugal pela SPMS na área da saúde, com uma referência, liderando a transformação digital e a eHealth na Europa.  

For the English version follow the link

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.