Notícias

Projeto Pioneiro com Área do Cidadão em destaque na TVI

9 Outubro, 2019

A Área do Cidadão do Portal SNS esteve em destaque no “Jornal da Uma”, da TVI, de 07 de outubro, com a reportagem “Projeto Pioneiro Ensina Idosos a Aceder aos Serviços de Saúde em Casa”.

Centrando-se numa sessão de formação realizada em Loulé, que decorreu a 30 de setembro, a reportagem de Carla Marques Cordeiro começa com o caso particular de uma utente diabética que aprende a usar o computador para aceder aos seus serviços de saúde, deixando de ter necessidade de se deslocar ao centro de saúde para levantar a receita da medicação que necessita, já que, agora, a pode obter online.

“É bom para toda a gente” salienta a utente que aprende sobre o que pode fazer na Área do Cidadão, com o apoio de técnicos da SPMS, EPE. Marcar consultas, pedir receitas eletrónicas, consultar o boletim de vacinas e outros serviços, evitando deslocações às unidades de saúde.

Esta ação integra o projeto resultante de um protocolo celebrado entre o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a SPMS, EPE. 

A iniciativa arrancou no concelho de Loulé com a formação de técnicos de juntas de freguesia, IPSS, lares, instituições de saúde, escolas, entre outras instituições, que, posteriormente, apoiam os cidadãos, sobretudo os mais idosos, na utilização de ferramentas informáticas. Inovador, este projeto promove a Literacia informática e Inclusão Digital na região algarvia, tendo como objetivo expandir-se a todo o país.

A Área do Cidadão tem mais de 2.2 milhões de utilizadores e a aplicação móvel MySNS Carteira, que disponibiliza diversos cartões eletrónicos, para que os cidadãos possam aceder ao Boletim de vacinas, ao guia de tratamento das Receitas Sem Papel, ao cartão das alergias, entre outros, já ultrapassou os 439 mil downloads. Estas ferramentas úteis permitem ao cidadão poupar tempo e, de uma forma simples, usufruir de vários serviços do SNS, sem sair de casa.

ação de literacia

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.