Notícias

Projeto Pioneiro com Área do Cidadão em destaque na TVI

9 Outubro, 2019

A Área do Cidadão do Portal SNS esteve em destaque no “Jornal da Uma”, da TVI, de 07 de outubro, com a reportagem “Projeto Pioneiro Ensina Idosos a Aceder aos Serviços de Saúde em Casa”.

Centrando-se numa sessão de formação realizada em Loulé, que decorreu a 30 de setembro, a reportagem de Carla Marques Cordeiro começa com o caso particular de uma utente diabética que aprende a usar o computador para aceder aos seus serviços de saúde, deixando de ter necessidade de se deslocar ao centro de saúde para levantar a receita da medicação que necessita, já que, agora, a pode obter online.

“É bom para toda a gente” salienta a utente que aprende sobre o que pode fazer na Área do Cidadão, com o apoio de técnicos da SPMS, EPE. Marcar consultas, pedir receitas eletrónicas, consultar o boletim de vacinas e outros serviços, evitando deslocações às unidades de saúde.

Esta ação integra o projeto resultante de um protocolo celebrado entre o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a SPMS, EPE. 

A iniciativa arrancou no concelho de Loulé com a formação de técnicos de juntas de freguesia, IPSS, lares, instituições de saúde, escolas, entre outras instituições, que, posteriormente, apoiam os cidadãos, sobretudo os mais idosos, na utilização de ferramentas informáticas. Inovador, este projeto promove a Literacia informática e Inclusão Digital na região algarvia, tendo como objetivo expandir-se a todo o país.

A Área do Cidadão tem mais de 2.2 milhões de utilizadores e a aplicação móvel MySNS Carteira, que disponibiliza diversos cartões eletrónicos, para que os cidadãos possam aceder ao Boletim de vacinas, ao guia de tratamento das Receitas Sem Papel, ao cartão das alergias, entre outros, já ultrapassou os 439 mil downloads. Estas ferramentas úteis permitem ao cidadão poupar tempo e, de uma forma simples, usufruir de vários serviços do SNS, sem sair de casa.

ação de literacia

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.