Notícias

Projeto Pioneiro com Área do Cidadão em destaque na TVI

9 Outubro, 2019

A Área do Cidadão do Portal SNS esteve em destaque no “Jornal da Uma”, da TVI, de 07 de outubro, com a reportagem “Projeto Pioneiro Ensina Idosos a Aceder aos Serviços de Saúde em Casa”.

Centrando-se numa sessão de formação realizada em Loulé, que decorreu a 30 de setembro, a reportagem de Carla Marques Cordeiro começa com o caso particular de uma utente diabética que aprende a usar o computador para aceder aos seus serviços de saúde, deixando de ter necessidade de se deslocar ao centro de saúde para levantar a receita da medicação que necessita, já que, agora, a pode obter online.

“É bom para toda a gente” salienta a utente que aprende sobre o que pode fazer na Área do Cidadão, com o apoio de técnicos da SPMS, EPE. Marcar consultas, pedir receitas eletrónicas, consultar o boletim de vacinas e outros serviços, evitando deslocações às unidades de saúde.

Esta ação integra o projeto resultante de um protocolo celebrado entre o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a SPMS, EPE. 

A iniciativa arrancou no concelho de Loulé com a formação de técnicos de juntas de freguesia, IPSS, lares, instituições de saúde, escolas, entre outras instituições, que, posteriormente, apoiam os cidadãos, sobretudo os mais idosos, na utilização de ferramentas informáticas. Inovador, este projeto promove a Literacia informática e Inclusão Digital na região algarvia, tendo como objetivo expandir-se a todo o país.

A Área do Cidadão tem mais de 2.2 milhões de utilizadores e a aplicação móvel MySNS Carteira, que disponibiliza diversos cartões eletrónicos, para que os cidadãos possam aceder ao Boletim de vacinas, ao guia de tratamento das Receitas Sem Papel, ao cartão das alergias, entre outros, já ultrapassou os 439 mil downloads. Estas ferramentas úteis permitem ao cidadão poupar tempo e, de uma forma simples, usufruir de vários serviços do SNS, sem sair de casa.

ação de literacia

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
leo. pulvinar ut diam ut venenatis, venenatis accumsan non
Voltar para o topo.