Notícias

Projeto Pioneiro com Área do Cidadão em destaque na TVI

9 Outubro, 2019

A Área do Cidadão do Portal SNS esteve em destaque no “Jornal da Uma”, da TVI, de 07 de outubro, com a reportagem “Projeto Pioneiro Ensina Idosos a Aceder aos Serviços de Saúde em Casa”.

Centrando-se numa sessão de formação realizada em Loulé, que decorreu a 30 de setembro, a reportagem de Carla Marques Cordeiro começa com o caso particular de uma utente diabética que aprende a usar o computador para aceder aos seus serviços de saúde, deixando de ter necessidade de se deslocar ao centro de saúde para levantar a receita da medicação que necessita, já que, agora, a pode obter online.

“É bom para toda a gente” salienta a utente que aprende sobre o que pode fazer na Área do Cidadão, com o apoio de técnicos da SPMS, EPE. Marcar consultas, pedir receitas eletrónicas, consultar o boletim de vacinas e outros serviços, evitando deslocações às unidades de saúde.

Esta ação integra o projeto resultante de um protocolo celebrado entre o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a SPMS, EPE. 

A iniciativa arrancou no concelho de Loulé com a formação de técnicos de juntas de freguesia, IPSS, lares, instituições de saúde, escolas, entre outras instituições, que, posteriormente, apoiam os cidadãos, sobretudo os mais idosos, na utilização de ferramentas informáticas. Inovador, este projeto promove a Literacia informática e Inclusão Digital na região algarvia, tendo como objetivo expandir-se a todo o país.

A Área do Cidadão tem mais de 2.2 milhões de utilizadores e a aplicação móvel MySNS Carteira, que disponibiliza diversos cartões eletrónicos, para que os cidadãos possam aceder ao Boletim de vacinas, ao guia de tratamento das Receitas Sem Papel, ao cartão das alergias, entre outros, já ultrapassou os 439 mil downloads. Estas ferramentas úteis permitem ao cidadão poupar tempo e, de uma forma simples, usufruir de vários serviços do SNS, sem sair de casa.

ação de literacia

Vacinação Covid-19 | SMS através do 2424

3 Fevereiro, 2021

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 à SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.

SNS24 Balcão – Inauguração de oito novas unidades

29 Janeiro, 2021

O SNS24 Balcão é um espaço que visa aproximar os cidadãos dos serviços de saúde, facilitando o acesso aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, eficiente e segura. Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, serão inauguradas oito novas unidades no país, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, pelas 16 horas, por videoconferência.

RSE SIGA – Primeiro webinar nacional

30 Dezembro, 2020

A SPMS realizou o primeiro webinar nacional no âmbito da ativação do RSE SIGA - Sistema Integrado de Gestão de Acesso, no passado dia 23 de dezembro. A sessão contou com a participação de 519 profissionais de 40 organismos do SNS, entre os quais as Administrações Regionais de Saúde, hospitais e centros de saúde.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.