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SPMS promove workshop sobre Prestação de Serviços de Consultoria para Automatização de Processos | Robotic Process Automation

13 Setembro, 2019

Realizou-se nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, nas instalações da SPMS, em Lisboa, o workshop no âmbito do acordo-quadro para a Prestação de Serviços de Consultoria para Automatização de Processos | RPA (Robotic Process Automation). Teve como objetivo contribuir para a promoção e maior utilização deste acordo, em vigor desde o dia 26 de abril, por parte das entidades do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde.

Contando com representantes de diversas empresas, onde a implementação de processos RPA foi um sucesso, a abertura ficou a cargo de Artur Mimoso, Vogal Executivo do Conselho de Administração da SPMS. Na sua intervenção, agradeceu a todos os participantes, afirmando que “o caminho é este, fazer acordos-quadro e sistemas de aquisição dinâmicos. Os acordos-quadro são instrumentos, como sabem, que servem para dinamizar”.

Artur Mimoso reforçou a importância das compras ao abrigo dos acordos-quadro e relembrou a obrigatoriedade de as compras serem realizadas através destes acordos, que são uma mais-valia, referindo que o objetivo da SPMS passa por “ser uma ajuda para as entidades”.

“Estamos a comprar cada vez mais centralizadamente”, sublinhou o dirigente, acrescentando que a contratação pública “vale 14% do PIB e mexe com a economia toda” e “quanto mais ágil for, mais simplificada e “quanto mais transparência se trouxer, melhor.” Terminou a intervenção a desafiar todos os participantes a resolver problemas de automatização de processos e a desenvolver novas soluções na área da contratação pública.

Entre os oradores estiveram representantes de empresas de diferentes áreas, que partilharam know how e experiências relacionadas com a Automatização de Processos | RPA. Pedidos de informação dos utentes, agregação de dados financeiros, portais faturas e o papel do RPA na desmaterialização do processo, a automatização de tarefas de recursos humanos, a implementação de softwares robóticos nas telecomunicações, a automação de serviços de apoio ao cliente, gestão de tickets, a melhoria de desempenho no fecho de relatórios, ou o outsourcing de processos, foram alguns dos temas desenvolvidos ao longo do dia.

No final do workshop, ficou claro que o RPA traz muitas vantagens ao setor da saúde e farmacêutico, quer para  clientes, quer para fornecedores. Simplificar a execução de tarefas, libertando os recursos humanos para trabalhos menos repetitivos, promovendo a eficiência e satisfação laboral foram denominadores comuns em todas as intervenções.

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