Notícias

Consulta Pública | Estratégia para a utilização de dados de saúde

29 Agosto, 2019

A SPMS, E.P.E. elaborou o documento estratégico “From big data to smart health: putting data to work for the public´s health” para a utilização de dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é colocado em consulta pública a partir de hoje, 29 de agosto de 2019.

A transformação digital do SNS permite, atualmente, recolher e armazenar um grande volume de dados sobre a saúde, bem como os seus fatores determinantes de forma longitudinal, originando assim um valor crescente e único para Portugal. Torna-se, por isso, imperativo a formulação de uma estratégia de governação de dados para criar valor na administração da saúde, na medicina personalizada e na saúde pública.

Este documento estabelece a visão, os objetivos estratégicos e o plano de ação para a governação de dados de saúde e desenvolvimento de técnicas de analítica avançada e inteligência artificial no SNS.

O objetivo geral do documento é fornecer orientações, dentro da estrutura legal e regulatória existente, sobre a reutilização de volumes grandes de dados para melhorar o conhecimento sobre a saúde e promover a utilização inovadora da ciência de dados e de inteligência artificial no setor da saúde, garantindo o estrito cumprimento de padrões de segurança, confidencialidade e proteção de dados.

Objetivos da consulta pública:

  • Estimular a participação de todos os cidadãos, profissionais, empresas e associações, bem como as instituições do SNS e as Entidades do Ministério da Saúde, na estratégia da utilização de dados de saúde em Portugal;
  • Garantir uma estratégia alinhada e articulada, identificando os constrangimentos, preocupações e soluções para a utilização de dados do SNS em Portugal.
  • Reunir contributos sobre o documento aqui apresentado através da resposta às seguintes questões:

A participação está aberta a todos os interessados que apresentem opinião e contributos, por escrito, utilizando o questionário disponibilizado acima.

Outro tipo de informações podem ser enviadas através do endereço de correio eletrónico: pthealthdata@spms.min-saude.pt.

O documento da estratégia da utilização de dados de saúde para 2019-2022 foi elaborado em inglês, tendo por objetivo aumentar a participação e recolha de contributos de todos os interessados e peritos em Big Data, quer a nível nacional, quer internacional.

Para consultar este documento, clique aqui.

For English version follow the link

Infografia From Big Data to Smart Health

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.