SNS 24 assinala 2 anos – Obrigado pela confiança!

24 Julho, 2019

O SNS 24 comemora, hoje, 24 meses de atividade e 3,5 milhões de interações por telefone, e-mail e chat. A 24 de julho de 2017, a linha de Saúde 24 deu lugar ao SNS 24 – Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde e, sob a coordenação da SPMS, EPE, mudou a estratégia de relação do SNS com o cidadão.

Nestes dois anos, muito trabalho tem sido desenvolvido. Os serviços administrativos e informativos vieram reforçar o acesso a mais informação de saúde (conteúdos clínicos e não clínicos), prestando mais e melhores serviços e juntando-se aos já existentes serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento clínico (prestados por enfermeiros).

No serviço informativo e administrativo já foram tratados mais de 280 mil e-mails, recebidas 216 812 chamadas e feitas 9 102 marcações de consulta de Medicina Geral e Familiar. Informações referentes à dádiva de sangue e doação de órgãos e questões sobre saúde oral representam os serviços informativos mais recentes, disponíveis desde 2018.

No serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento contabilizou-se 2 249 019 chamadas, até ao passado dia 22, registando-se uma média diária de 3 078 chamadas, 168 contactos por chat e cerca de 4 500 e-mails já foram tratados. Através do número 808 24 24 24, qualquer cidadão tem a oportunidade de falar com um profissional de saúde que o aconselha e encaminha, quando é necessário, para cuidados de saúde presenciais no centro de saúde ou hospital.

A comunicação tem sido fundamental para chegar a todos os portugueses, das mais variadas faixas etárias. A SPMS desenvolveu campanhas de divulgação diversificadas com uma narrativa inovadora, através da imprensa escrita e online, rádio, televisão, painéis exteriores e redes sociais. Esta mudança de paradigma comunicacional, e aposta numa linguagem criativa e acessível a toda a sociedade, recebeu o Prémio Marketeer 2019, na categoria “Saúde e Bem-Estar”.

Mensagens fortes de aconselhamento e de informação diferenciam e são fundamentais para se chegar a mais pessoas e entender o SNS 24 como prestador de serviços de saúde à distância, por telefone ou acesso digital, em articulação com os cuidados de saúde primários ou hospitalares. Foi precisamente neste contexto que o projeto “Proximidade Sénior”, para maiores de 75 anos, passou a integrar o SNS 24, em dezembro último.

O site do SNS 24, acessível a todos os cidadãos desde janeiro deste ano, assume uma dimensão cada vez maior junto da população, tendo como grande fator de inovação a ferramenta “Avaliar Sintomas”, com mais de 41 200 páginas visualizadas. O site já conquistou perto de meio milhão de utilizadores, dos quais mais de 66 % acedem por dispositivos móveis.

É um balanço muito positivo numa data especial, com destaque ainda para o enorme empenho dos profissionais, cuja dedicação nos 365 dias por ano e 24h/dia, merece uma nota de grande reconhecimento. No dia em que se celebra mais um aniversário do SNS 24, reafirmamos o compromisso de continuar a fazer mais e melhor pela saúde dos portugueses e por uma prestação de cuidados mais eficiente e eficaz.

Lembre-se: “Mesmo em dias especiais, ligue! Antes de tudo 808 24 24 24.”

Obrigado pela confiança!

aniversário 2 anos SNS 24

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Agenda de Saúde do utente disponível na App e Portal SNS 24

8 Setembro, 2022

A partir de agora, já é possível consultar o calendário dos agendamentos, futuros e passados no período de dois anos, em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), graças à agenda de saúde, a mais recente funcionalidade da aplicação móvel SNS 24 e do portal SNS 24.

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica.  A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.