Portugal e Hong Kong estreitam cooperação na área da Saúde Digital

31 Julho, 2019

A SPMS, EPE e a Hong Kong Hospital Authority, órgão estatal que gere todos os hospitais e instituições de saúde do governo em Hong Kong, chegaram a um acordo, no dia 12 de julho, para o desenvolvimento conjunto dos respetivos Sistemas Digitais de Saúde.

As duas instituições avançaram com uma Declaração de Intenções que prevê uma colaboração assente em boas práticas, por 3 anos, tendo por base uma estratégia partilhada com destaque para áreas tão distintas como o desenvolvimento de aplicações móveis; usabilidade de sistemas e análise de grandes volumes de dados, vulgo Big Data.

As entidades reconheceram a necessidade de participar na revolução digital e identificaram como prioridades a partilha de informação, serviços e capacidades, para um desenvolvimento consistente dos sistemas de saúde nacionais e para o bem-estar dos cidadãos.

A relação entre os dois países tem vindo a fortalecer-se ao longo do tempo. Portugal considera que Hong Kong tem um excelente modelo de sistema digital de saúde. A Hong Kong Hospital Authority tem um sistema de informação tecnológico abrangente, disponível em todo o território, onde conta com o apoio de uma equipa de IT e informática, maior do que a SPMS.

Portugal tem uma posição de relevo na área da saúde digital, quer a nível nacional, quer a nível europeu, com reconhecimento internacional. Após a incorporação na Global Digital Health Partnership, em 2018, uma associação informal de governos, territórios, agências internacionais e a Organização Mundial de Saúde, a SPMS segue na liderança dos sistemas digitais na saúde.

A SPMS tem desenvolvido várias atividades nesta área, salientando-se o seu papel de coordenação da eHaction, o grupo de trabalho de apoio à rede europeia de saúde digital (eHealth Network), e a organização de um workshop técnico sobre cibersegurança, que foi amplamente elogiado na última cimeira da Global Digital Health Partnership em Nova Deli.

Fomentar a estratégia digital na área da saúde tem sido uma prioridade para a SPMS, adotando o espírito de partilha de informação, estratégias e boas práticas, procurando alcançar uma colaboração global. No seguimento da promoção deste espírito de partilha, a SPMS foi convidada a organizar e promover a próxima cimeira da Global Digital Health Partnership, que vai decorrer em março de 2020, em Lisboa.

Notícia disponível em inglês: https://www.spms.min-saude.pt/2019/07/portugal-and-hong-kong-strengthen-cooperation-in-digital-health/

bandeiras de Hong Kong e Portugal com aperto de mão

SPMS lança ação OurHealth@PT para expandir serviços A Minha Saúde@UE

9 Janeiro, 2024

OurHealth@PT – Expansion of the Cross-border services in Portugal and implementation of the ‘Laboratory Results’ service é a ação lançada em dezembro pela SPMS, para melhorar e expandir os serviços de A Minha Saúde@UE, em Portugal. Esta ação vai contribuir para o desenvolvimento do Espaço Europeu de Dados de Saúde e para o alargamento da […]

SPMS promove 1.º webinar A Minha Saúde @ Europa

15 Dezembro, 2023

A SPMS, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), realizou no dia 13 de dezembro uma sessão informativa sobre os serviços A Minha Saúde @ UE, que contou com a participação de profissionais de farmácias portuguesas.

Noticia_ MyHealth@EU-webinar