Notícias

Portugal e Hong Kong estreitam cooperação na área da Saúde Digital

31 Julho, 2019

A SPMS, EPE e a Hong Kong Hospital Authority, órgão estatal que gere todos os hospitais e instituições de saúde do governo em Hong Kong, chegaram a um acordo, no dia 12 de julho, para o desenvolvimento conjunto dos respetivos Sistemas Digitais de Saúde.

As duas instituições avançaram com uma Declaração de Intenções que prevê uma colaboração assente em boas práticas, por 3 anos, tendo por base uma estratégia partilhada com destaque para áreas tão distintas como o desenvolvimento de aplicações móveis; usabilidade de sistemas e análise de grandes volumes de dados, vulgo Big Data.

As entidades reconheceram a necessidade de participar na revolução digital e identificaram como prioridades a partilha de informação, serviços e capacidades, para um desenvolvimento consistente dos sistemas de saúde nacionais e para o bem-estar dos cidadãos.

A relação entre os dois países tem vindo a fortalecer-se ao longo do tempo. Portugal considera que Hong Kong tem um excelente modelo de sistema digital de saúde. A Hong Kong Hospital Authority tem um sistema de informação tecnológico abrangente, disponível em todo o território, onde conta com o apoio de uma equipa de IT e informática, maior do que a SPMS.

Portugal tem uma posição de relevo na área da saúde digital, quer a nível nacional, quer a nível europeu, com reconhecimento internacional. Após a incorporação na Global Digital Health Partnership, em 2018, uma associação informal de governos, territórios, agências internacionais e a Organização Mundial de Saúde, a SPMS segue na liderança dos sistemas digitais na saúde.

A SPMS tem desenvolvido várias atividades nesta área, salientando-se o seu papel de coordenação da eHaction, o grupo de trabalho de apoio à rede europeia de saúde digital (eHealth Network), e a organização de um workshop técnico sobre cibersegurança, que foi amplamente elogiado na última cimeira da Global Digital Health Partnership em Nova Deli.

Fomentar a estratégia digital na área da saúde tem sido uma prioridade para a SPMS, adotando o espírito de partilha de informação, estratégias e boas práticas, procurando alcançar uma colaboração global. No seguimento da promoção deste espírito de partilha, a SPMS foi convidada a organizar e promover a próxima cimeira da Global Digital Health Partnership, que vai decorrer em março de 2020, em Lisboa.

Notícia disponível em inglês: https://www.spms.min-saude.pt/2019/07/portugal-and-hong-kong-strengthen-cooperation-in-digital-health/

Temas

bandeiras de Hong Kong e Portugal com aperto de mão

SPMS no European Research and Innovation Days

25 Setembro, 2019

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou hoje no European Research and Innovation Days, o primeiro evento anual político da Comissão Europeia que junta diversos stakeholders para debater e definir o futuro da investigação e inovação europeias.

Professor Henrique Martins na European research and Innovation days

SPMS é a entidade nacional pública com maior atividade em projetos H2020 na Saúde

21 Maio, 2019

Dados divulgados pela Agência Nacional de Inovação, no passado dia 08 de maio, demonstram que a SPMS se posiciona em segundo lugar no ranking das entidades nacionais com maior número de participações em projetos de financiamentos pelo H2020. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a entidade com mais participações.

banner_spms7

Projeto europeu mHealth HUB em debate na SPMS

14 Janeiro, 2019

Realizou-se nesta segunda-feira de manhã, dia 14 de janeiro, nas instalações da SPMS, em Lisboa, uma sessão de trabalho com os parceiros da Andaluzia, no âmbito da iniciativa europeia mHealth HUB, focada em encontrar soluções para os vários desafios referentes à Saúde digital.

mHealth-HUB
Voltar
co-financiamento
dolor. tristique eget leo. vel, mi, ut diam
Voltar para o topo.