2º Workshop de Robótica na Saúde promovido pela SPMS

18 Julho, 2019

“A Inteligência Artificial está a invadir a sociedade”, referiu Henrique Martins na sessão de abertura do 2º workshop sobre Robótica na Saúde, realizado ontem, dia 17 de julho, nas instalações da SPMS em Lisboa.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE realçou ainda a necessidade de haver um “shift” cultural que possa ter em conta a incorporação das novas tecnologias na saúde.

Promovida pela Unidade de Robotics e Advanced Technology da SPMS, esta iniciativa contou com a apresentação de diversos projetos que demonstram a aplicabilidade dos recursos digitais na saúde.  Oriundos de várias entidades de saúde e do meio académico, os participantes demonstraram a importância, cada vez maior, da inovação e da robótica para a melhoria do bem-estar dos doentes e do grau de confiança nos profissionais de saúde.

Dos vários projetos apresentados, destacam-se Robótica em Visitas Domiciliárias, um projeto-piloto do Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, que incorporou o robô social PARO – Foca Robô, no contacto com utentes sem médico de família; o Wearables para a DPOC, um programa de telemonitorização à distância, utilizado pela Administração Regional de Saúde do Norte, para utentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, que possibilita ajustamentos terapêuticos sem a necessidade de ida ao hospital por parte do doente.

Realidade Virtual, desenvolvido na Casa de Saúde da Idanha, foi outro dos projetos apresentados. Utiliza a realidade virtual para a estimulação cognitiva em pacientes idosos e doentes com Alzheimer são expostos a uma realidade virtual imersiva através da utilização de Oculus Rift.

O dia terminou com uma componente prática e, através da utilização da técnica Brainwriting, os participantes idealizaram soluções de robótica com possível aplicação nas suas instituições

Este workshop foi mais uma iniciativa da Unidade de Robotics and Technology da SPMS, cuja missão passa por promover, implementar e dinamizar soluções tecnológicas inovadoras na saúde, no sentido de criar sinergias para o desenvolvimento tecnológico e de aplicações, de modo a contribuir para uma melhor prestação de cuidados de saúde.

PARO