SPMS recebe visita de estudo da Escola Nacional de Saúde Pública

9 Maio, 2019

A SPMS, EPE acolheu, nesta quinta-feira, em Lisboa, uma visita de estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), no âmbito dos Sistemas de Informação (SI) para o setor da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde e docente da ENSP, marcou presença nesta visita à SPMS, constituída por cerca de 20 estudantes. “Têm chegado ao internato médico de Saúde Pública jovens cada vez mais informados”, sublinhou na nota de boas-vindas, referindo que, “em Portugal, a SPMS é a agência mais moderna e que mais responsabilidade tem em partilhar informações tecnológicas na área da saúde.”

adalbertto campos fernandes discursa

O ex-Ministro da Saúde sublinhou ainda que “a reforma dos sistemas de saúde passa pela transformação digital.” Um dos desafios da SPMS relaciona-se, sobretudo, “com a interoperabilidade de todos os sistemas de informação”, como realçou Artur Mimoso, Vogal Executivo do Conselho de Administração.

artur mimoso discursa

No decorrer da visita, foram apresentados alguns SI da saúde, nomeadamente o SINAVE, os SI dos Cuidados de Saúde Primários, como o SClínico, o BI CSP, as funcionalidades da Área do Cidadão e foi dada a conhecer a dinâmica das Compras Públicas na Saúde.

agenda visita escola nacional saude

Mais uma vez, a SPMS cumpre o objetivo de promover a formação de futuros profissionais da saúde, através da partilha de conhecimentos na área dos SI e de ferramentas digitais em prol da melhor prestação de cuidados ao cidadão.

plateia visita escola nacional de saude
visita escola nacional de saude

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

Plataforma Trace COVID-19

27 Abril, 2020

A plataforma informática Trace COVID-19 tem sido fundamental no acompanhamento e monitorização dos utentes que se encontram em autocuidados no domicílio. Criada no contexto da pandemia, completou um mês de atividade e já permitiu a vigilância a mais de 500 mil pessoas com suspeita ou confirmação da doença.