Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

Devido à dimensão do CHUC e à complexidade do processo de modernização tecnológica, este projeto decorreu de forma faseada, tendo durado mais de dois anos. Foi um projeto bem-sucedido, resultado do enorme trabalho de colaboração, empenho e coordenação entre as equipas do CHUC e da SPMS.

O projeto de implementação considerou as diferentes vertentes, nomeadamente a gestão da mudança, migração de dados provenientes de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes, testes, formações dos profissionais clínicos e administrativos, integrações com os diferentes sistemas de informação e renovação de mais de 1500 postos de trabalho.

As atualizações tecnológicas permitiram melhorar o atendimento aos utentes, agilizar os processos de trabalho dos profissionais e integrar informação clínica com os centros de saúde e os hospitais da região centro.

banner_chuc

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar [SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)], no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).