Notícias

SNS 24 | Projeto Proximidade Sénior

10 Abril, 2019

O SNS 24 contactou perto de 17.500 idosos com mais de 75 anos, até final de fevereiro, no âmbito do projeto “Proximidade Sénior”, que arrancou em meados de dezembro de 2018. Deste número, cerca de 17% encontram-se “em situação de fragilidade”, com base em fatores físicos, sociais e psicológicos, como falta de memória, limitações nos movimentos, algum isolamento, ou com dificuldades em resolver problemas.

A avaliação de risco é feita apenas com o consentimento dos idosos e, quando preenchem os critérios de fragilidade, passam a ser acompanhados semanalmente pelo SNS 24.

Em declarações ao jornal Público, Micaela Monteiro, responsável pelo SNS 24, referiu que “uma das pedras basilares da nova estratégia é entender o SNS 24 como prestador de serviços de saúde à distância — por telefone ou acesso digital — em estreita articulação com os serviços presenciais, como os cuidados de saúde primários ou hospitalares”.

Este projeto arrancou com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul e Porto Oriental. O alargamento do projeto dependerá, em primeiro lugar, dos resultados da sua avaliação e depois da disponibilidade de envolvimento dos ACES, dada a relevância da integração de cuidados.

Pode ler, na íntegra, o artigo do jornal Público, publicado a 08 de abril, sobre o projeto Proximidade Sénior.

Temas

proximidade senior-02

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
quis, risus felis ultricies quis id risus. Lorem dapibus
Voltar para o topo.