Notícias

SNS 24 | Projeto Proximidade Sénior

10 Abril, 2019

O SNS 24 contactou perto de 17.500 idosos com mais de 75 anos, até final de fevereiro, no âmbito do projeto “Proximidade Sénior”, que arrancou em meados de dezembro de 2018. Deste número, cerca de 17% encontram-se “em situação de fragilidade”, com base em fatores físicos, sociais e psicológicos, como falta de memória, limitações nos movimentos, algum isolamento, ou com dificuldades em resolver problemas.

A avaliação de risco é feita apenas com o consentimento dos idosos e, quando preenchem os critérios de fragilidade, passam a ser acompanhados semanalmente pelo SNS 24.

Em declarações ao jornal Público, Micaela Monteiro, responsável pelo SNS 24, referiu que “uma das pedras basilares da nova estratégia é entender o SNS 24 como prestador de serviços de saúde à distância — por telefone ou acesso digital — em estreita articulação com os serviços presenciais, como os cuidados de saúde primários ou hospitalares”.

Este projeto arrancou com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul e Porto Oriental. O alargamento do projeto dependerá, em primeiro lugar, dos resultados da sua avaliação e depois da disponibilidade de envolvimento dos ACES, dada a relevância da integração de cuidados.

Pode ler, na íntegra, o artigo do jornal Público, publicado a 08 de abril, sobre o projeto Proximidade Sénior.

Temas

proximidade senior-02

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.