Notícias

Comunicação em Saúde

23 Abril, 2019

A saúde é um setor vital nas sociedades e comunicar em saúde é, sem dúvida, um conceito abrangente e complexo, assumindo uma importância crescente.

A SPMS, EPE tem contribuído para dinamizar a comunicação neste setor. Exemplo disso é a iniciativa anual Portugal eHealth Summit, que este ano decorreu entre 19 e 22 de março. Evento diferenciador, focado na literacia digital, tem sido um espaço promotor da comunicação em saúde, através da realização de workshops e painéis alusivos a esta temática.

Suportando-se cada vez mais na tecnologia, as várias abordagens da comunicação em saúde passam por públicos diferentes, estratégias e objetivos distintos, mas com um elo comum: trabalhar e transformar informação complexa, descomplicando e tornando-a simples, de qualidade e com um apelo evidente para a ação, sobretudo em questões de saúde pública.

É absolutamente fundamental investir em meios, recursos e metodologias inovadoras, para informar com rigor, objetividade e, simultaneamente com criatividade, como forma de promover a literacia em saúde dos cidadãos.

Para informar, ou para influenciar tomadas de decisões de indivíduos, a comunicação deve ser um elemento facilitador, inclusivo, integrador, e não um entrave. Só assim será eficaz e, em saúde, essa “eficácia” traduz um objetivo ainda mais crucial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, literacia em saúde são “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde.”

E o caminho trilhado pelo sistema de saúde público tem sido significativo nos últimos anos, com uma aposta clara na promoção da informação centrada no cidadão. Reflete, assim, uma mudança de paradigma, sobretudo com a criação do Portal SNS, em 2016, ferramenta comunicacional que veio alterar comportamentos e formas de comunicar do SNS com a sociedade e, também, dentro do próprio SNS.

Como o acesso à informação em saúde é um direito de todos, no Dia Mundial do Livro, assinalado hoje, 23 de abril, sugerimos uma visita à Biblioteca de Literacia em Saúde, em https://biblioteca.sns.gov.pt/ e à Biblioteca Digital da Academia SPMS, que disponibiliza 9 áreas temáticas em destaque. Para saber mais, registe-se e aceda em: https://academia.spms.min-saude.pt/biblioteca-digital/.

portátil com uma imagem de uma biblioteca
Voltar
Voltar para o topo.