Notícias

SNS 24 – Esclarecimento

29 Janeiro, 2019

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, no âmbito do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, procede ao encaminhamento de utentes para unidades prestadoras de cuidados presenciais, após completar a triagem clínica. No caso de encaminhamento para centros de saúde, é indicado ao utente a necessidade de observação em cuidados de saúde primários, num tempo determinado.

A dispensa de pagamento de taxas moderadoras, nos cuidados de saúde primários, aplica-se às situações em que, no encaminhamento, é indicada a observação clínica num período até 12 horas.

A comunicação com a unidade de saúde é realizada automaticamente, com envio de uma referenciação digital, e as unidades de saúde acedem à referenciação através de uma plataforma informática do SNS. Em situações pontuais, verificam-se dificuldades de acesso a essa referenciação administrativa, que poderão ocorrer por razões informáticas ou de procedimento local, não sendo possível à unidade confirmar o encaminhamento e, assim, dispensar o utente do pagamento de taxa moderadora.

Nas situações de pagamento indevido de taxas, o utente deverá contactar o SNS 24, através do 808 24 24 24, ou por e-mail, e será enviado ao utente um comprovativo por e-mail, que lhe permite comprovar o contacto e encaminhamento para a unidade de saúde.

De sublinhar que dos milhares de contactos realizados no âmbito do serviço de triagem, só em 0,07% dos casos foi necessário o envio de comprovativo de contacto ao utente. Estes casos pontuais têm acontecido apenas ao nível dos cuidados de saúde primários e circunscritos a algumas unidades de saúde. Todas as situações são analisadas e, em articulação com as unidades de saúde, solucionadas para que não voltem a ocorrer.

Importa, ainda, referir que o SNS 24 realiza o encaminhamento do utente para o nível de cuidados adequado ao problema de saúde identificado, mas não substitui a triagem na unidade de saúde.

Temas

BANNER_SPMS4

SNS 24 bate recorde de chamadas atendidas

9 Setembro, 2021

O SNS 24 atendeu, em 2021, mais de 4,04 milhões de chamadas telefónicas (4.040.702), até dia 7 de setembro. Este ano é, assim, recordista em número de telefonemas atendidos, superando 2020, até esta data o ano com mais chamadas atendidas – 4,02 milhões. Só em julho de 2021, o terceiro mês com mais chamadas atendidas […]

Balcão SNS 24 | Mais de 100 unidades em funcionamento

7 Setembro, 2021

Na última semana, resultado da parceria entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), os municípios de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e o Agrupamento dos Centros de Saúde de Póvoa de Varzim / Vila do Conde, entraram em funcionamento 44 novas unidades SNS 24.

SNS 24 Linha de Aconselhamento Psicológico ultrapassa as 100 mil chamadas

9 Agosto, 2021

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) ultrapassou, no dia 8 de agosto, as 100 mil chamadas, das quais 92.848 de utentes e 7.335 de profissionais de saúde. As chamadas efetuadas estiveram relacionadas, na sua maior parte, com problemas associados a ansiedade, stress, gestão de emoções e adaptação em situações de crise. A LAP é uma […]

Voltar
co-financiamento
libero. risus. ultricies consequat. Donec mattis non
Voltar para o topo.