Notícias

Ministra da Saúde visita SPMS para conhecer SNS 24

9 Janeiro, 2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou a SPMS, EPE e as instalações do Centro de Contacto do SNS (SNS 24), em Lisboa, nesta quarta-feira à tarde, 9 de janeiro, acompanhada pelo Conselho de Administração da SPMS, pela Coordenadora do Centro de Contacto do SNS, Micaela Monteiro e com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Durante a visita, a Ministra da Saúde garantiu que “os portugueses podem confiar no SNS 24, um serviço fundamental que proporciona rapidez, segurança e qualidade na resposta.”

A atividade gripal no país está numa fase epidémica, sendo o SNS 24 a primeira porta de acesso aos serviços do SNS.

visita ministra saude ao cnts

Sob a responsabilidade da SPMS, e com enfermeiros especializados em triagem e aconselhamento, distribuídos entre Lisboa e Porto, o SNS 24 presta recomendações para todos os níveis de cuidado de uma epidemia de gripe.  O Centro de Contacto do SNS permite efetuar triagens à distância, aferindo o melhor método de atuação que o cidadão deverá seguir, se ficar em casa com cuidados próprios, ser tratado num centro de saúde ou ir, efetivamente, a um hospital.

Em Portugal, o número de casos de gripe poderá aumentar com a descida das temperaturas prevista já para a madrugada de amanhã, 10 de janeiro. Contactar a linha do SNS 24, em caso de sintomas de doença, é fundamental para evitar o congestionamento nas urgências hospitalares. Ao contactar o SNS 24, o utente pode ainda saber quais os centros de saúde, com horários alargados, mais próximos da sua área da residência.

Se tem sintomas de gripe, não se desloque às urgências. O inverno é mais uma razão para ter o SNS 24 sempre à mão. Ligue 808 24 24 24. Antes de tudo.

visita ministra saude ao cnts_2
Temas

rapaz à chuva

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

SNS 24 realizou mais de 5 mil triagens através de Língua Gestual Portuguesa

15 Novembro, 2023

No Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, a SPMS destaca o trabalho realizado pelos/as intérpretes de Língua Gestual Portuguesa no SNS 24. Criada há três anos e meio, a plataforma de videochamada de atendimento às pessoas surdas do SNS 24 já permitiu realizar mais de 5 mil triagens através de Língua Gestual Portuguesa. A plataforma […]

Voltar
Voltar para o topo.