Notícias

Ministra da Saúde visita SPMS para conhecer SNS 24

9 Janeiro, 2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou a SPMS, EPE e as instalações do Centro de Contacto do SNS (SNS 24), em Lisboa, nesta quarta-feira à tarde, 9 de janeiro, acompanhada pelo Conselho de Administração da SPMS, pela Coordenadora do Centro de Contacto do SNS, Micaela Monteiro e com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Durante a visita, a Ministra da Saúde garantiu que “os portugueses podem confiar no SNS 24, um serviço fundamental que proporciona rapidez, segurança e qualidade na resposta.”

A atividade gripal no país está numa fase epidémica, sendo o SNS 24 a primeira porta de acesso aos serviços do SNS.

visita ministra saude ao cnts

Sob a responsabilidade da SPMS, e com enfermeiros especializados em triagem e aconselhamento, distribuídos entre Lisboa e Porto, o SNS 24 presta recomendações para todos os níveis de cuidado de uma epidemia de gripe.  O Centro de Contacto do SNS permite efetuar triagens à distância, aferindo o melhor método de atuação que o cidadão deverá seguir, se ficar em casa com cuidados próprios, ser tratado num centro de saúde ou ir, efetivamente, a um hospital.

Em Portugal, o número de casos de gripe poderá aumentar com a descida das temperaturas prevista já para a madrugada de amanhã, 10 de janeiro. Contactar a linha do SNS 24, em caso de sintomas de doença, é fundamental para evitar o congestionamento nas urgências hospitalares. Ao contactar o SNS 24, o utente pode ainda saber quais os centros de saúde, com horários alargados, mais próximos da sua área da residência.

Se tem sintomas de gripe, não se desloque às urgências. O inverno é mais uma razão para ter o SNS 24 sempre à mão. Ligue 808 24 24 24. Antes de tudo.

visita ministra saude ao cnts_2
Temas

rapaz à chuva

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.