Notícias

Receitas Sem Papel já são emitidas nas prisões

19 Dezembro, 2018

banner_spms2

Os médicos já acedem à Prescrição Eletrónica Médica (PEM) nos estabelecimentos prisionais de todo o país. A SPMS, EPE disponibilizou o acesso à PEM utilizada dentro da Rede Informática da Saúde (RIS) a mais de 140 médicos prescritores, no dia 14 de dezembro.

Até à data, foram emitidas 238 receitas sem papel a 119 utentes de vários estabelecimentos prisionais portugueses. O acesso aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde, disponibilizados pela SPMS, EPE, como é o caso da PEM, integra os objetivos estratégicos do protocolo celebrado em novembro de 2017, entre a SPMS, EPE e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Com a Receita Sem Papel, há maior facilidade de prescrição, simplificação de procedimentos, aproximação aos cuidados de saúde e obtenção de ganhos de eficiência e segurança, quer para os médicos prescritores, quer para a população reclusa.

O acordo entre os ministérios da Justiça e da Saúde para partilha de informação tem como finalidade tornar mais eficaz o acompanhamento da saúde dos reclusos, através de maior rapidez na resposta médica e melhor organização dos meios. A Receita Sem Papel vem contribuir para concretizar este objetivo.

Temas

banner_spms2

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

Voltar
Voltar para o topo.