Notícias

Mais de 207 milhões de Receitas Sem Papel emitidas em 10 anos de PEM

8 Abril, 2023

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) assinala hoje, dia 8 de abril, o seu 10º aniversário. 

Disponibilizada pela SPMS ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), a PEM já permitiu emitir cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas) e prescritas mais de 1.2 mil milhões de embalagens referentes às receitas desmaterializadas.

São 10 anos a prescrever por via eletrónica, sustentada por normas de orientação clínica e na desmaterialização de procedimentos, possibilitando a prescrição diferenciada de medicamentos e produtos de saúde.

Utilizada em praticamente todo o SNS, é responsável por cerca de 60% do total de prescrições registadas diariamente no sistema de saúde. Mais de 39 mil médicos já usaram a PEM e mais de 11 milhões de utentes tiveram, pelo menos, uma receita emitida através desta aplicação.

Com ganhos de eficiência e segurança, garante que cada médico possa aceder online, em qualquer local do SNS, a informações sobre toda a prescrição que foi efetuada para cada utente.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.