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Linha Sénior do SNS 24, um elo de ligação a quem mais precisa, a partir de dezembro

3 Dezembro, 2018

O Ministério da Saúde, através do Centro de Contacto do SNS – SNS 24, desenvolveu a Linha de Apoio Sénior que irá funcionar a partir da semana do dia 17 de dezembro.

Micaela Monteiro, Coordenadora do Centro de Contacto do SNS 24, foi entrevistada nesta segunda-feira de manhã, na SIC Notícias, onde explicou os objetivos e como irá funcionar este serviço.

Dirigida à população com 75, ou mais anos, é um serviço do SNS 24, sob a responsabilidade da SPMS, EPE, em conjunto com centros de saúde, nomeadamente com os agrupamentos dos centros de saúde (ACES) do Porto Oriental e Oeste Sul, numa primeira fase. “Pretendemos criar um elo de ligação que aproxime esta população aos centros de saúde, cuidados de saúde e não só”, sublinhou Micaela Monteiro.

Os enfermeiros do SNS 24 vão ligar aos seniores para responder a um questionário, aferindo as suas vulnerabilidades. É um contacto que se dirige a quem mais precisa e, mediante o nível de vulnerabilidade, os seniores serão convidados a participar num acompanhamento semanal, de forma a serem informados sobre cuidados a ter com a saúde e, simultaneamente, identificar situações de alerta. Nos casos de alerta, haverá um contacto para os cuidados de saúde e para a rede de cuidados locais, que se articularão entre si, para conseguir uma resposta adequada ao problema identificado.

A Linha de Apoio Sénior é, de facto, uma aferição de risco individual e personalizada aos idosos, permitindo identificar carências especiais numa população com grandes dificuldades de acesso aos cuidados de saúde e encontrar respostas a essas carências, de forma a diminuir a morbilidade e permitir que vivam com mais autonomia.

Numa atitude de proatividade, de alerta, de acompanhamento contínuo e de proximidade, a Linha de Apoio Sénior quer marcar a diferença na população idosa com maiores fragilidades.

Veja a entrevista na íntegra: Linha Sénior

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SNS 24 | Um ano de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos

21 Abril, 2021

Assinala-se hoje, dia 21 de abril, o primeiro ano de funcionamento no SNS 24 da plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos. O serviço resulta de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

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Covid-19 | Reporte de autotestes ao SNS 24

13 Abril, 2021

Até ao final do dia de ontem, o SNS 24 registou 130 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo. Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial Covid-19 (RT-PCR).

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SNS 24 | Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 75 mil chamadas num ano

1 Abril, 2021

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), integrada no SNS 24, entrou em funcionamento no dia 01 de abril de 2020 e atendeu cerca de 75 mil pessoas, das quais quase seis mil eram profissionais de saúde. Para o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, o balanço deste serviço é “muito positivo”.

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