Notícias

Linha Sénior do SNS 24, um elo de ligação a quem mais precisa, a partir de dezembro

3 Dezembro, 2018

O Ministério da Saúde, através do Centro de Contacto do SNS – SNS 24, desenvolveu a Linha de Apoio Sénior que irá funcionar a partir da semana do dia 17 de dezembro.

Micaela Monteiro, Coordenadora do Centro de Contacto do SNS 24, foi entrevistada nesta segunda-feira de manhã, na SIC Notícias, onde explicou os objetivos e como irá funcionar este serviço.

Dirigida à população com 75, ou mais anos, é um serviço do SNS 24, sob a responsabilidade da SPMS, EPE, em conjunto com centros de saúde, nomeadamente com os agrupamentos dos centros de saúde (ACES) do Porto Oriental e Oeste Sul, numa primeira fase. “Pretendemos criar um elo de ligação que aproxime esta população aos centros de saúde, cuidados de saúde e não só”, sublinhou Micaela Monteiro.

Os enfermeiros do SNS 24 vão ligar aos seniores para responder a um questionário, aferindo as suas vulnerabilidades. É um contacto que se dirige a quem mais precisa e, mediante o nível de vulnerabilidade, os seniores serão convidados a participar num acompanhamento semanal, de forma a serem informados sobre cuidados a ter com a saúde e, simultaneamente, identificar situações de alerta. Nos casos de alerta, haverá um contacto para os cuidados de saúde e para a rede de cuidados locais, que se articularão entre si, para conseguir uma resposta adequada ao problema identificado.

A Linha de Apoio Sénior é, de facto, uma aferição de risco individual e personalizada aos idosos, permitindo identificar carências especiais numa população com grandes dificuldades de acesso aos cuidados de saúde e encontrar respostas a essas carências, de forma a diminuir a morbilidade e permitir que vivam com mais autonomia.

Numa atitude de proatividade, de alerta, de acompanhamento contínuo e de proximidade, a Linha de Apoio Sénior quer marcar a diferença na população idosa com maiores fragilidades.

Veja a entrevista na íntegra: Linha Sénior

sns24_sic noticias_dra micaela monteiro
Temas

banner genérico SPMS

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
libero. commodo Praesent Lorem dapibus et, Praesent mi,
Voltar para o topo.