Notícias

SPMS promove 1º workshop de Robótica na Saúde

18 Julho, 2018

A SPMS, EPE promoveu o 1º workshop sobre Robótica na Saúde, ontem, dia 17 de julho, nas suas instalações em Lisboa.

“A nossa missão final é garantir que estas tecnologias servem para gerar mais e melhor saúde”, referiu Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, na sessão de abertura desta iniciativa que contou com a participação de diversas entidades e do meio académico, que assume uma posição preponderante na inovação na área da robótica.

robotica2
robotica3_henrique martinsjpg

Com o objetivo de melhorar procedimentos e a qualidade na prestação de serviços em saúde, foram apresentados 19 projetos de robótica, muitos deles financiados e testados a nível internacional, como o caso do DE-ENIGMA, que conta com o apoio do Horizon 2020 da Comissão Europeia.

Entre os outros projetos apresentados estiveram o Vibrotactile Biofeedback Waistband, destinado a estudar e melhorar as dificuldades motoras de doentes com Parkinson; o ONTOSPM (Ontologies for Surgical Process Models), para apoio em cirurgias ortopédicas; o robot do projeto INSIDE, que visa o desenvolvimento das competências sociais de crianças no espectro do autismo, entre outros, destinados à melhoria das capacidades sociais e assistência a pessoas dependentes.

robotica5_demonstração

Desenvolvido por um consórcio de entidades do meio académico, entre as quais o Instituto Superior Técnico de Lisboa e a Faculdade de Motricidade Humana, esteve também em demonstração o projeto AHA – Augmented Human Assistance, tendo como finalidade a promoção da atividade física e interação social para idosos, atualmente a ser testado como projeto-piloto em lares e centros de dia.

Iniciativas com esta, com o objetivo de fomentar a criação de sinergias para o desenvolvimento tecnológico e de aplicações, de modo a contribuir para uma melhor prestação de cuidados de saúde, continuarão a ser apoiadas pela SPMS, EPE, que defende a introdução “de forma ponderada” da robótica no Serviço Nacional de Saúde.

robotica4_plateia

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Workshop Health Data Governance for Secondary Use foi um sucesso

23 Janeiro, 2020

O workshop sobre Health Data Governance for Secondary Use, subordinado ao tema “Towards the European Health Data Space”, promovido pela SPMS nos dias 21 e 22 de janeiro nas suas instalações em Lisboa, revelou-se um sucesso com várias menções de satisfação e referências à excelência de todo o trabalho desenvolvido ao longo do workshop.

Voltar
Voltar para o topo.