Notícias

Workshop Health Data Governance for Secondary Use foi um sucesso

23 Janeiro, 2020

O workshop sobre Health Data Governance for Secondary Use, subordinado ao tema “Towards the European Health Data Space”, promovido pela SPMS nos dias 21 e 22 de janeiro nas suas instalações em Lisboa, revelou-se um sucesso com várias menções de satisfação e referências à excelência de todo o trabalho desenvolvido ao longo do workshop.

O evento, onde estiveram presentes 52 pessoas de 35 entidades, contou com a participação de várias delegações com representantes de Ministérios da Saúde, de centros de investigação e outras entidades relevantes no sector europeu da saúde, e ainda três Direções Gerais da Comissão Europeia, a Direção Geral SANTE, Direção Geral CONNECT e Direção Geral RTD.

Os temas em debate abordaram as questões relacionadas com a criação de um espaço europeu para os dados, a saúde como um fator chave no desenvolvimento da União Europeia, os desafios e as oportunidades que cada estado membro enfrenta e a criação de uma abordagem comum europeia para a governança dos dados secundários.

O workshop encerrou com a criação de 4 grupos de trabalho, 2 nacionais e 2 europeus, que irão estabelecer as áreas prioritárias na governança de dados, que possam beneficiar da partilha de conhecimento e providenciar orientação para as estratégias nacionais e europeias. Estas iniciativas revelam a capacidade de incutir inovação e boas práticas nas diversas áreas da digitalização da saúde, num tema complexo e de elevada relevância do ponto de vista político e estratégico, para a comissão europeia.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.