Notícias

Workshop Health Data Governance for Secondary Use foi um sucesso

23 Janeiro, 2020

O workshop sobre Health Data Governance for Secondary Use, subordinado ao tema “Towards the European Health Data Space”, promovido pela SPMS nos dias 21 e 22 de janeiro nas suas instalações em Lisboa, revelou-se um sucesso com várias menções de satisfação e referências à excelência de todo o trabalho desenvolvido ao longo do workshop.

O evento, onde estiveram presentes 52 pessoas de 35 entidades, contou com a participação de várias delegações com representantes de Ministérios da Saúde, de centros de investigação e outras entidades relevantes no sector europeu da saúde, e ainda três Direções Gerais da Comissão Europeia, a Direção Geral SANTE, Direção Geral CONNECT e Direção Geral RTD.

Os temas em debate abordaram as questões relacionadas com a criação de um espaço europeu para os dados, a saúde como um fator chave no desenvolvimento da União Europeia, os desafios e as oportunidades que cada estado membro enfrenta e a criação de uma abordagem comum europeia para a governança dos dados secundários.

O workshop encerrou com a criação de 4 grupos de trabalho, 2 nacionais e 2 europeus, que irão estabelecer as áreas prioritárias na governança de dados, que possam beneficiar da partilha de conhecimento e providenciar orientação para as estratégias nacionais e europeias. Estas iniciativas revelam a capacidade de incutir inovação e boas práticas nas diversas áreas da digitalização da saúde, num tema complexo e de elevada relevância do ponto de vista político e estratégico, para a comissão europeia.

Temas

|

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
non efficitur. consequat. sem, felis Curabitur facilisis Donec Aenean commodo
Voltar para o topo.