Notícias

Ministério da Saúde poupa 179 milhões e aumenta volume global de compras

12 Abril, 2018

O ano de 2017 pautou-se por um aumento significativo da atividade de compras da SPMS, EPE, registando também um aumento da poupança gerada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O SNS poupou mais de 179 milhões de euros em 2017. Valor que representa um aumento de 39% face a 2016, onde se tinha registado uma poupança de mais de 128 milhões de euros.

O volume global de compras, que inclui bens e serviços de saúde e bens transversais, teve um aumento de 55% face ao ano de 2016. Na base deste crescimento estiveram fatores como o aumento da abrangência e das tipologias de compras realizadas pela SPMS, EPE, com a formação de Acordos-Quadro em novas áreas e novas subcategorias.

Se em 2016 as compras na saúde já tinham crescido 16% face a 2015, em 2017 este crescimento foi de 57%. Também a poupança gerada para o SNS acompanhou esta tendência e aumentou 42%, passando de 114,3 milhões em 2016 para 161,9 milhões em 2017.

A SPMS, EPE tem como missão a prestação de serviços partilhados em matéria de compras e logística, gestão financeira, recursos humanos e sistemas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para instituições que integram o SNS, tais como Hospitais, Administrações Regionais de Saúde (ARS) e outras instituições do SNS.

Os valores agora divulgados no Relatório de Aferição de Poupanças de 2017 provam o aumento da capacidade e da eficácia da atividade de Compras da SPMS e demonstram, do mesmo modo, o impacto bastante positivo na geração de poupança e eficiência nas compras de medicamentos, consumíveis, dispositivos médicos e serviços na área da saúde, bem como de equipamentos e serviços de natureza transversal e, também, a criação de sinergias dentro do Serviço Nacional de Saúde.

Consulte, na íntegra, o Relatório de Aferição de Poupanças de 2017.

Temas

|

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
justo commodo Praesent vel, Donec ipsum nec quis,
Voltar para o topo.