Notícias

Projeto “Exames Sem Papel” continua a avançar no setor convencionado

7 Março, 2018

O projeto “Exames Sem Papel” constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde e visa, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, desmaterializar os processos de requisição, efetivação e faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), bem como assegurar que toda a informação relativa à prestação dos mesmos acompanha o utente em suporte digital.

O projeto continua a avançar e a disponibilização de resultados dos MCDT já é possível ao nível de entidades convencionadas. Os exames médicos são requeridos pelo médico, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários das unidades do Serviço Nacional de Saúde.

Sob a responsabilidade da SPMS, EPE., “Exames Sem Papel” estão disponíveis em várias entidades do setor convencionado, são elas:

  • Lab. Joaquim Chaves Miraflores
  • Lab. Joaquim Chaves Algarve
  • LUMILABO, LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS, S.A.
  • Maria Celeste Formosinho Fernandes, Lda.
  • M. LEONILDE GODINHO SILVA, LDA.

Estas entidades disponibilizam resultados digitalmente, sem suporte papel, facilitando, assim, o acesso aos resultados de exames, que o utente poderá consultar na sua Área do Cidadão do Portal SNS e o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional. São casos de boas práticas na disponibilização de resultados de MCDT e exemplos que, em colaboração com a SPMS, EPE, poderão ser seguidos por mais entidades do setor convencionado.

Quando os resultados são disponibilizados na Área do Cidadão, o utente recebe um e-mail de alerta, no entanto, tal ação só é possível se o utente estiver devidamente registado na Área do Cidadão.Até dia 02 de março, foram consultados 1 085 resultados de MCDT, através da Área do Cidadão do Portal do SNS.

Integrando o processo de transformação digital na Saúde, “Exames Sem Papel” têm como principal finalidade potencializar a aproximação do médico ao cidadão, a redução de desperdício na prestação de MCDT, a desburocratização e uma maior segurança para todos os intervenientes.

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.