Notícias

SNS 24 recebe mais de 69.000 chamadas em 2018

17 Janeiro, 2018

O Centro de Contacto SNS 24 recebeu, em 2018, 69.415 chamadas relacionadas com situação de doença, sendo que 20% deste número diz respeito a síndrome gripal.

Desde 24 de julho de 2017, data em que a SPMS assumiu a governação deste serviço, tem sido possível melhorar a proximidade entre o centro de contacto do SNS e o cidadão.

Integrado no movimento SNS+Proximidade, o SNS 24 oferece serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados, com o objetivo de melhorar o acesso ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa, possibilitando aprofundar a integração de cuidados.

Os principais motivos de contacto, desde dezembro, época em que o Plano de Contingência de Inverno está ativo, têm sido tosse, náuseas, vómitos, dor abdominal e dores de garganta. Após a triagem dos enfermeiros especialistas, 36% dos doentes foram aconselhados a ficar em casa com autocuidados. Em 34% dos casos houve um encaminhamento para um serviço de urgência, em 24% para os cuidados de saúde primários, 4% para o INEM e 2% para outras linhas como o Centro de Informações Antiveneno.

Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é um conceito diferente, acessível através de diferentes canais: internet; smartphone; aplicações móveis e pela Área do Cidadão do Portal SNS.

E não se esqueça: antes de tudo, ligue para SNS 24 (808 24 24 24).

Temas

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
massa elit. nec tempus luctus commodo pulvinar et, felis Lorem dolor risus
Voltar para o topo.