Notícias

SNS 24 recebe mais de 69.000 chamadas em 2018

17 Janeiro, 2018

O Centro de Contacto SNS 24 recebeu, em 2018, 69.415 chamadas relacionadas com situação de doença, sendo que 20% deste número diz respeito a síndrome gripal.

Desde 24 de julho de 2017, data em que a SPMS assumiu a governação deste serviço, tem sido possível melhorar a proximidade entre o centro de contacto do SNS e o cidadão.

Integrado no movimento SNS+Proximidade, o SNS 24 oferece serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados, com o objetivo de melhorar o acesso ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa, possibilitando aprofundar a integração de cuidados.

Os principais motivos de contacto, desde dezembro, época em que o Plano de Contingência de Inverno está ativo, têm sido tosse, náuseas, vómitos, dor abdominal e dores de garganta. Após a triagem dos enfermeiros especialistas, 36% dos doentes foram aconselhados a ficar em casa com autocuidados. Em 34% dos casos houve um encaminhamento para um serviço de urgência, em 24% para os cuidados de saúde primários, 4% para o INEM e 2% para outras linhas como o Centro de Informações Antiveneno.

Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é um conceito diferente, acessível através de diferentes canais: internet; smartphone; aplicações móveis e pela Área do Cidadão do Portal SNS.

E não se esqueça: antes de tudo, ligue para SNS 24 (808 24 24 24).

Temas

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Agenda de Saúde do utente disponível na App e Portal SNS 24

8 Setembro, 2022

A partir de agora, já é possível consultar o calendário dos agendamentos, futuros e passados no período de dois anos, em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), graças à agenda de saúde, a mais recente funcionalidade da aplicação móvel SNS 24 e do portal SNS 24.

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica.  A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.