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SNS 24 recebe mais de 69.000 chamadas em 2018

17 Janeiro, 2018

O Centro de Contacto SNS 24 recebeu, em 2018, 69.415 chamadas relacionadas com situação de doença, sendo que 20% deste número diz respeito a síndrome gripal.

Desde 24 de julho de 2017, data em que a SPMS assumiu a governação deste serviço, tem sido possível melhorar a proximidade entre o centro de contacto do SNS e o cidadão.

Integrado no movimento SNS+Proximidade, o SNS 24 oferece serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados, com o objetivo de melhorar o acesso ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa, possibilitando aprofundar a integração de cuidados.

Os principais motivos de contacto, desde dezembro, época em que o Plano de Contingência de Inverno está ativo, têm sido tosse, náuseas, vómitos, dor abdominal e dores de garganta. Após a triagem dos enfermeiros especialistas, 36% dos doentes foram aconselhados a ficar em casa com autocuidados. Em 34% dos casos houve um encaminhamento para um serviço de urgência, em 24% para os cuidados de saúde primários, 4% para o INEM e 2% para outras linhas como o Centro de Informações Antiveneno.

Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é um conceito diferente, acessível através de diferentes canais: internet; smartphone; aplicações móveis e pela Área do Cidadão do Portal SNS.

E não se esqueça: antes de tudo, ligue para SNS 24 (808 24 24 24).

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2022 é ano histórico para o SNS 24

30 Dezembro, 2022

2022 representa o ano com o maior número de atendimentos de sempre da Linha SNS 24, superando mais de 9 milhões de chamadas. A app registou até à data mais de 8 milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou, só este ano, com mais de 27 milhões de utilizadores.

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