Notícias

ProEmpower lança concurso público para desenvolvimento de ferramenta TIC de autogestão da Diabetes Mellitus

26 Janeiro, 2018

O projeto europeu ProEmpower lançou um concurso público que tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução informática de autogestão contínua da diabetes mellitus, de forma a tornar numa realidade o cuidado centrado na pessoa.

As entidades adquirentes que integram o projeto procuram uma solução inovadora, de gestão da diabetes, para responder às necessidades não atendidas com o tratamento atual da doença, como as derivadas da fragmentação nos sistemas de saúde, do excesso de confiança na farmacoterapia, do diagnóstico tardio da doença ou da frequência de complicações graves.

O objetivo será alcançado através da disponibilização de cuidados personalizados e multidisciplinares aos cidadãos com diabetes, capacitando-os, ao mesmo tempo, para se tornarem elementos responsáveis do processo de gestão da sua doença. A solução a ser desenvolvida responderá à necessidade de classificar os doentes, de acordo com o risco, e promoverá a adoção de uma abordagem baseada em trabalho de equipa.

Deste modo, os cuidados centrar-se-ão na pessoa, sendo orientados por um sistema personalizado de apoio à decisão, o qual facilitará o estabelecimento de metas de tratamento adequadas, com base em múltiplos fatores.

A educação para o autocuidado será um elemento chave da solução, que irá promover a criação de uma rede de cooperação entre pares para as pessoas com diabetes, com o propósito de ajudá-las a desenvolver um estilo de vida mais saudável. Simultaneamente, o ProEmpower contribuirá para promover a aprendizagem e evolução constante do sistema de saúde, a partir de uma cultura orientada para a qualidade.

O tipo de procedimento de contratação utilizado é o chamado pre-commercial procurement (PCP), segundo o qual os contratos de serviços de I&D serão atribuídos a fornecedores de I&D em paralelo, através de uma abordagem por etapas. A avaliação será efetuada sobre soluções alternativas concorrentes, sendo celebrado um acordo-quadro com cada um dos fornecedores selecionados, o qual abrange três fases de I&D: desenho da solução; prototipagem e desenvolvimento da solução final; com validação e teste de um conjunto limitado de primeiros produtos ou serviços.

No final de cada fase, serão realizadas avaliações intermédias para selecionar as melhores soluções concorrentes. Os fornecedores que apresentem as soluções com melhor relação custo/benefício serão convidados a assinar um contrato específico para a fase subsequente.

O projeto ProEmpower recebe financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 727409.

Os interessados podem aceder ao concurso em http://proempower-pcp.eu/call-for-tender/tender-documents.html.

As propostas deverão ser enviadas até às 12 horas (CET) do dia 21 de março de 2018 para vendors@proempower-pcp.eu.

Temas

Voltar
Voltar para o topo.