Notícias

Consentimento Informado para partilha de resultados de MCDT ao Cidadão e aos Profissionais de Saúde do SNS

14 Setembro, 2017

No âmbito do projeto “Exames Sem Papel”, foi alterado o modelo de requisição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), através do Despacho n.º 8018/2017, de 14 de setembro.

Com esta alteração, as requisições de MCDT passam a estar adaptadas ao novo paradigma de desmaterialização de resultados de MCDT antevendo, desde já, o caminho para a total desmaterialização da requisição, prestação e faturação.

“Exames Sem Papel” reforça a aproximação do cidadão aos cuidados de saúde e a redução do desperdício na prestação de MCDT, sendo necessário garantir a continuidade e qualidade da prestação dos cuidados de saúde do cidadão, bem como  a partilha de informação dos resultados dos MCDT, de forma segura e confidencial, por todos os profissionais de saúde do SNS.

Para atingir este objetivo, e por forma a contemplar a inclusão do direito ao consentimento informado do cidadão para partilha de resultados dos seus exames, foi publicado o Despacho atrás referido.

Poderá consultar toda a informação sobre esta matéria em Exames Sem Papel , no separador “Legislação”.

Projetos como “Exames Sem Papel” e “Receita Sem Papel” representam um enorme avanço tecnológico, com vantagens claras para o cidadão e para o sistema de saúde em geral.

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

exmaessempapel
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.