Notícias

SNS 24 Centro de Contacto do SNS

21 Julho, 2017

Inserido no processo de transformação digital da Saúde, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde arranca sob a responsabilidade da SPMS e assume-se como um novo paradigma comunicacional e diferenciador na relação entre cidadão, profissional de saúde e as entidades do SNS, tornando o SNS mais próximo e sempre presente.

Mais do que uma linha de atendimento, o SNS 24, aposta na criação de novos serviços complementares aos já existentes na antiga linha de saúde 24, desenvolvendo, progressivamente, novas respostas de serviços informativos, administrativos e de telessaúde.

O SNS 24 é um centro agregador da informação dispersa no SNS, sendo acessível ao cidadão através de múltiplos canais como internet, smartphone, aplicações móveis e Área do Cidadão do Portal SNS. Vai ser possível, por exemplo, marcar consultas com o médico de família, tratar diversas matérias administrativas, que hoje obrigam a deslocação às unidades de saúde, promovendo a proximidade do profissional de saúde e do utente ao Serviço Nacional de Saúde.

Com áreas de atuação distintas, o SNS 24 integra serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados, integrado no movimento SNS+Proximidade e com o objetivo de melhorar o acesso adequado ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa e possibilitando aprofundar a integração de cuidados.

O  SNS 24 integra, também,  a rede de telessaúde dinamizada pelo Centro Nacional de TeleSaúde da SPMS, que irá articular e implementar iniciativas de telessaúde,  já hoje  em franco desenvolvimento no SNS, com recurso à plataforma de telessaúde do SNS e à plataforma de eLearning, promovendo, assim, um uso integrado e integrador das diferentes tecnologias, nas quais o Ministério da Saúde tem fortemente investido para garantir um melhor  acesso à saúde daqueles que estão mais isolados e carenciados, não esquecendo os cidadão mais jovens,  através da dinâmica da APPs em Saúde, e também os seniores, que ainda não aderiram ao digital.

O funcionamento do SNS 24 é assegurado pela SPMS, substituindo, assim, os serviços de atendimento da Linha Saúde 24, de acordo com o Decreto-Lei n.º 69/2017, de junho 2017.

Dia 24 de julho marca, assim, o início deste novo conceito e objetivo transformador do SNS, numa cerimónia de inauguração, as 11h30, na Avenida de Madrid, nº 8A, que conta com a presença da tutela e dos parceiros deste novo projeto.

Temas

sns 24 centro contacto

SPMS no INCoDe.2030 – Capacitação Digital em Castelo Branco

30 Setembro, 2022

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.

Agenda de Saúde do utente disponível na App e Portal SNS 24

8 Setembro, 2022

A partir de agora, já é possível consultar o calendário dos agendamentos, futuros e passados no período de dois anos, em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), graças à agenda de saúde, a mais recente funcionalidade da aplicação móvel SNS 24 e do portal SNS 24.

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica.  A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.