Notícias

SNS 24 Centro de Contacto do SNS

21 Julho, 2017

Inserido no processo de transformação digital da Saúde, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde arranca sob a responsabilidade da SPMS e assume-se como um novo paradigma comunicacional e diferenciador na relação entre cidadão, profissional de saúde e as entidades do SNS, tornando o SNS mais próximo e sempre presente.

Mais do que uma linha de atendimento, o SNS 24, aposta na criação de novos serviços complementares aos já existentes na antiga linha de saúde 24, desenvolvendo, progressivamente, novas respostas de serviços informativos, administrativos e de telessaúde.

O SNS 24 é um centro agregador da informação dispersa no SNS, sendo acessível ao cidadão através de múltiplos canais como internet, smartphone, aplicações móveis e Área do Cidadão do Portal SNS. Vai ser possível, por exemplo, marcar consultas com o médico de família, tratar diversas matérias administrativas, que hoje obrigam a deslocação às unidades de saúde, promovendo a proximidade do profissional de saúde e do utente ao Serviço Nacional de Saúde.

Com áreas de atuação distintas, o SNS 24 integra serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados, integrado no movimento SNS+Proximidade e com o objetivo de melhorar o acesso adequado ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa e possibilitando aprofundar a integração de cuidados.

O  SNS 24 integra, também,  a rede de telessaúde dinamizada pelo Centro Nacional de TeleSaúde da SPMS, que irá articular e implementar iniciativas de telessaúde,  já hoje  em franco desenvolvimento no SNS, com recurso à plataforma de telessaúde do SNS e à plataforma de eLearning, promovendo, assim, um uso integrado e integrador das diferentes tecnologias, nas quais o Ministério da Saúde tem fortemente investido para garantir um melhor  acesso à saúde daqueles que estão mais isolados e carenciados, não esquecendo os cidadão mais jovens,  através da dinâmica da APPs em Saúde, e também os seniores, que ainda não aderiram ao digital.

O funcionamento do SNS 24 é assegurado pela SPMS, substituindo, assim, os serviços de atendimento da Linha Saúde 24, de acordo com o Decreto-Lei n.º 69/2017, de junho 2017.

Dia 24 de julho marca, assim, o início deste novo conceito e objetivo transformador do SNS, numa cerimónia de inauguração, as 11h30, na Avenida de Madrid, nº 8A, que conta com a presença da tutela e dos parceiros deste novo projeto.

Temas

sns 24 centro contacto

SNS 24 reforça resposta na Linha para fazer face a pico de procura

28 Dezembro, 2023

O SNS 24 atendeu este mês mais de 204 mil chamadas, o que faz de dezembro o mês com mais contactos recebidos no ano. No dia 26 foram atendidas mais de 9.500 chamadas (mais de 4.000 chamadas face ao dia anterior) e, no dia 27, cerca de 10.200 chamadas. Desde novembro que se verifica um […]

Voltar
Voltar para o topo.