Notícias

Primeiro-ministro inaugura SNS 24 Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde

24 Julho, 2017

A inauguração do SNS24 Centro de Contacto do SNS decorreu hoje, dia 24 de julho, numa cerimónia realizada nas instalações do Centro de Contacto, em Lisboa.

A cerimónia contou com várias presenças e intervenções, culminando no encerramento feito pelo primeiro-ministro, António Costa, que destacou a importância do Centro de Contacto para o SNS, ao assegurar melhor acessibilidade à saúde e maior eficiência na gestão dos recursos: “É necessário fazer diferente e este novo centro de contacto permite, de uma forma diferente, fazer mais e fazer melhor”.

primeiro ministro discursa

Na intervenção anterior, Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, agradeceu às várias entidades envolvidas no projeto e no trabalho em rede, particularmente aos enfermeiros da Linha de Saúde 24, aos representantes da GNR e PSP e, também, à equipa da SPMS.

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, evidenciou o sucesso de dez anos de atendimento ao cidadão de um projeto que agora passa testemunho da DGS para a SPMS, melhorando e colocando “Portugal na linha da frente destes sistemas.”

Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é um conceito diferente, com novos serviços informativos, administrativos, de triagem, acompanhamento e encaminhamento e de telecuidados, acessíveis através de diferentes canais: internet, smartphone, aplicações móveis e pela Área do Cidadão do Portal SNS. Artur Mimoso e Henrique Martins, respetivamente vogal executivo e presidente do Conselho de Administração da SPMS, focaram-se na apresentação do “Novo conceito do SNS” e no “Novo modelo de relação com o cidadão”.

“Vamos aproveitar o que de melhor se fez nestes 10 anos e dar uma nova visão digital à Saúde 24, sem descurar a população sénior”, reforçou Artur Mimoso ao destacar os benefícios do Centro de Contacto do SNS. Referindo-se a projetos e casos de sucesso da transformação digital na Saúde, Henrique Martins sublinhou que “para 2018 o desiderato do SNS 24 é chegar à televisão das pessoas”, sendo fundamental começar por “garantir a coerência da informação”.

O SNS 24 Centro de Contacto do SNS mantém o número 808 24 24 24 e disponibiliza o site www.sns24.gov.pt/.

SNS ligado a todos os portugueses!

professor henrique discursa
dr artur discursa
Temas

|

SNS-24-Noticia

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.